A linhada aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), a professora Kelly Regina, da Escola Agrícola Índio Guimarães, da comunidade de Parobé, em Laguna, começou um projeto para estimular os alunos quanto ao conhecimento das matas ciliares do rio Parobé, onde moram.
Com isso, os estudantes foram para a rua conhecer um pouco mais da realidade local. A região sofreu com o assoreamento causado pelas chuvas intensas do último mês.
Para a professora Kelly, a realização destas atividades fez com que os alunos pudessem perceber a importância da mata ciliar na proteção dos cursos d’água. “Além da sua função na prevenção da erosão e assoreamento. E, o principal, conseguiram relacionar o conteúdo com a realidade da comunidade e se tornar apoiadores da causa ambiental”, destaca a docente.
De acordo com a secretária de Educação de Laguna, Juliana Fagundes, a ação é importante para o desenvolvimento. “E traz como habilidade do aluno selecionar argumentos que justifiquem a importância da cobertura vegetal, para a manutenção do ciclo da água, a conservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico”, avalia a secretária.