Domingo, 10 de maio de 2026
Fechar [x]

Aeroporto registra alta de 8,4% em 2023

Os dados foram divulgados pela gerência de Aeroportos, da Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF)

12/01/2024 06:00|Atualizada em 15/01/2024 15:00|Por Redação

O movimento de passageiros no Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, de Jaguaruna, cresceu durante o ano de 2023. Foram registrados 133.489 passageiros, uma alta de 8,48% em relação ao ano de 2022. Na média foram 11.124 passageiros por mês. Os dados foram divulgados pela gerência de Aeroportos, da Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF).

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Esta alta reflete o aumento de voos que tivemos ao longo do ano com a operação da VoePass e os voos para o aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Tivemos meses em que o usuário tinha quatro opções de voos diários para três aeroportos diferentes e isso revela o potencial que o aeroporto de Jaguaruna tem para crescer e contribuir com o desenvolvimento do Sul do Estado”, avalia o secretário da SPAF, Beto Martins.

Durante o ano de 2023, foram registrados quatros meses com movimentação superior a 14 mil passageiros por mês. O pico foi no mês de setembro, com 14.628 usuários entre chegadas e partidas. O desempenho geral foi o segundo melhor em nove anos de funcionamento do aeroporto, só ficando abaixo de 2017, quando foram registrados 143.407 mil passageiros.


Parceria público privada

O aeroporto de Jaguaruna é administrado pelo governo de Santa Catarina, mas passa por um processo de Parceria Público-Privada. Conforme o edital, lançado no início do mês de novembro de 2023 pelo governador Jorginho Mello, os investimentos previstos são de R$ 60 milhões e incluem o alargamento da pista e a ampliação do terminal de passageiros já nos três primeiros anos, além de manutenções que contam como investimento e reinvestimento durante o período do contrato. O investimento máximo do Estado na PPP será de cerca de R$ 33 milhões. As propostas dos investidores interessados poderão ser entregues até 1º de fevereiro e os envelopes serão abertos no dia 7 de fevereiro.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR