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Administração de BN passa por reestruturação

Reorganização moderniza cargos e mantém responsabilidade fiscal

07/08/2025 06:00|Atualizada em 08/08/2025 02:33|Por Redação

Os vereadores de Braço do Norte aprovaram por unanimidade, na noite de ontem, o projeto de lei do Poder Executivo que reestrutura a administração municipal. 

A proposta atende a uma determinação do Tribunal de Justiça e busca adequar a gestão à nova realidade do município, com foco em modernização, eficiência e transparência.

Com o crescimento populacional e a elevação da previsão orçamentária para R$ 230 milhões anuais, a administração considerou necessária uma atualização na sua estrutura.

Novos cargos

A reforma inclui a criação de 13 novos cargos comissionados, com impacto mínimo na folha de pagamento, apenas 0,35%. O índice total, inclusive, está em queda: de 49,80% em dezembro de 2024 para 46,03% em julho de 2025.

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Um dos pontos centrais da mudança foi a simplificação da estrutura. Ao todo, 63 cargos antigos foram extintos e substituídos por 12 novas funções, mais claras e objetivas, facilitando a compreensão por parte da população e otimizando a atuação da administração.

Também foram criadas funções estratégicas em áreas essenciais como Educação, Agricultura, Assistência Social, Desenvolvimento Econômico, Planejamento, Comunicação e Corregedoria Geral, setores que, segundo a gestão, exigiam atenção especial diante das novas demandas.

A proposta ainda promoveu correções salariais pontuais para cargos com vencimentos abaixo do salário mínimo, além de ajustes para secretários adjuntos e profissionais técnicos.

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