Reorganização moderniza cargos e mantém responsabilidade fiscal
Os vereadores de Braço do Norte aprovaram por unanimidade, na noite de ontem, o projeto de lei do Poder Executivo que reestrutura a administração municipal.
A proposta atende a uma determinação do Tribunal de Justiça e busca adequar a gestão à nova realidade do município, com foco em modernização, eficiência e transparência.
Com o crescimento populacional e a elevação da previsão orçamentária para R$ 230 milhões anuais, a administração considerou necessária uma atualização na sua estrutura.
Novos cargos
A reforma inclui a criação de 13 novos cargos comissionados, com impacto mínimo na folha de pagamento, apenas 0,35%. O índice total, inclusive, está em queda: de 49,80% em dezembro de 2024 para 46,03% em julho de 2025.
Um dos pontos centrais da mudança foi a simplificação da estrutura. Ao todo, 63 cargos antigos foram extintos e substituídos por 12 novas funções, mais claras e objetivas, facilitando a compreensão por parte da população e otimizando a atuação da administração.
Também foram criadas funções estratégicas em áreas essenciais como Educação, Agricultura, Assistência Social, Desenvolvimento Econômico, Planejamento, Comunicação e Corregedoria Geral, setores que, segundo a gestão, exigiam atenção especial diante das novas demandas.
A proposta ainda promoveu correções salariais pontuais para cargos com vencimentos abaixo do salário mínimo, além de ajustes para secretários adjuntos e profissionais técnicos.