Domingo, 12 de julho de 2026
Fechar [x]

Academia de Letras terá novos membros

14/07/2022 06:00

A cademia Tubaronense de Letras realizará hoje uma sessão solene em que dará posse a quatro novos acadêmicos. O evento será no Clube 7 de Julho, às 19h30, e é aberto ao público.


Os quatro novos acadêmicos são: Edla Zim, que ocupará a cadeira 8, imortalizada como cadeira Miryam Maier Nunes. Edla escolheu como patronesse Carolina Maria de Jesus; o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, na cadeira 19, imortalizada como cadeira Alberto Cargnin. Joares escolheu como patronesse Antonieta de Barros; Maristela Patrícia Meneghel Bettiol, cadeira 21, que foi imortalizada como cadeira Lédio Rosa de Andrade. Maristella escolheu como patrono Carlos Drumond de Andrade; e Maycon Vianna, cadeira 11, imortalizada como cadeira José Ribamar Libânio da Silva.


O prefeito Joares Ponticelli, um dos escritores que será empossado, tem cinco obras publicadas. Em parceria com o jornalista Jandyr Côrte Real, escreveu uma trilogia sobre a política na Ilha dos Açores e Ilha da Madeira e seus reflexos na sociedade e na política catarinense. As obras são: “Era uma vez, nos Açores” (2007), “A única saída: o Paraíso” (2008) e “Rumo: a Esperança” (2010). Enquanto presidente da Federação Catarinense de Municípios, lançou o livro “Santa Catarina – Estado Feminino” (2009), que traça perfis de sete mulheres catarinenses, de nascimento ou adoção, que marcaram a história por seus princípios, lutas e conquistas. A segunda edição da obra, revisada e ampliada, foi lançada em 2021.


Há 22 anos, a Acatul incentiva a leitura

A Academia Tubaronense de Letras foi fundada por iniciativa de um grupo de escritores tubaronenses ou residentes no município em 29 de agosto de 2000, com o objetivo de incentivar e apoiar o cultivo das letras.


Os acadêmicos se reúnem uma vez por mês para discutir os projetos da entidade e trocar informações sobre a produção individual de cada um.


Desde a fundação, a Acatul participa de vários eventos culturais no município, como encontros nas escolas, gincana cultural, doações de livros para entidades carentes, entre outros.


A academia foi fundada por 19 acadêmicos. Hoje conta com 30 cadeiras. Dos acadêmicos, oito são falecidos, sendo que a cadeira de um deles (Amadio Vetoretti) foi ocupada. Sete encontravam-se vagas: Edgar Nunes, Miryan Maier Nunes, José Ribamar Libânio da Silva, Geraldo de Souza Brasil, Camilla de Patta, Alberto Cargnin e Lédio Rosa de Andrade, sendo que quatro delas serão ocupadas a partir de hoje.


O prefeito Joares Ponticelli se mostra orgulhoso de poder fazer parte da instituição. “Para mim, é uma honra estar ao lado de tantos homens e mulheres com tanta importância para a arte e cultura tubaronense. Ocupar a cadeira imortalizada pelo escritor e jornalista Alberto Cargnin e, ainda, poder escolher como patronesse a cronista, professora e deputada Antonieta de Barros completa o orgulho de ingressar na entidade guardiã das nossas letras. Só tenho a agradecer por esta oportunidade”, afirma.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR