A prefeitura de Laguna estuda maneiras de diminuir os problemas gerados pelos cães de rua. Nos últimos dias, o número de reclamações envolvendo animais abandonados cresceu consideravelmente no município.
Como o DS destacou na última semana, moradores e turistas relataram que foram atacados pelos cachorros no Mar Grosso e no Centro Histórico. Em alguns destes casos, as vítimas precisaram ser levadas ao hospital por conta das mordidas.
Segundo a gerente de Bem-Estar Animal, Cláudia Regina Carvalho Pereira, estima-se que existam mais de 15 mil animais abandonados nas ruas da Cidade Juliana. “Há pessoas que vêm de outras cidades apenas para abandonar os cães, principalmente em lugares mais afastados, como na praia do Gi ou do Sol”, explica Cláudia.
Por conta das reclamações, equipes da gerência de Bem-Estar Animal estão realizando buscas na região. Após o resgate, o animal será encaminhado para a casa de uma acolhedora e será castrado. A secretária da Pesca e Agricultura, Patrícia da Silva Paulino, informa que um projeto e propostas para a criação de um abrigo municipal existem, e a próxima etapa é conseguir recursos.
Nas próximas semanas, o governo municipal deve relançar o projeto Recicla Pet, para juntar tampinhas plásticas que serão revertidas em castrações.
COMO DENUNCIAR
Abandonar ou maltratar animais é crime previsto pela lei federal nº 9.605/98. Uma nova legislação, a lei federal nº 14.064/20, sancionada em setembro, aumentou a pena de detenção, que era de até um ano, para até cinco anos para quem cometer este crime. Além disso, o rito processual passa à vara criminal, não mais ao juizado especial. Denúncias podem ser encaminhadas pelo telefone (48) 3644-0013.