Hoje é comemorado o Dia da Enfermagem. Para marcar a data, a história da enfermeira Josiane demonstra a vocação
Hoje é celebrado o Dia da Enfermagem, uma data que homenageia aqueles profissionais que dedicam suas vidas ao cuidado e ao bem-estar do próximo.
Para muitas enfermeiras e técnicos de enfermagem, a vocação para essa profissão nasce de experiências pessoais, especialmente do carinho e da atenção dedicados às próprias mães em momentos de fragilidade. Esse é o caso de Josiane Correia Barcelos, que trabalha no Hospital Unimed Tubarão, e encontrou na enfermagem uma forma de retribuir o amor que recebeu ao longo de sua vida.
A vocação de Josiane nasceu de uma experiência marcante: acompanhar sua mãe, Despina Correia Barcelos, em um longo período de internação. Foram dois anos dentro do hospital, observando de perto o trabalho dos enfermeiros e técnicos.
“Eu via o quanto era lindo aquele trabalho, o quanto era importante e válido. Quando vinha um técnico que tratava minha mãe com carinho, nosso dia ficava menos ruim, mais leve. Isso me marcou profundamente”, conta.
Inspirada por esses momentos, Josiane decidiu seguir a carreira na enfermagem, sempre priorizando o atendimento humanizado. Mesmo após 20 anos da partida de sua mãe, o impacto desse período continua vivo em sua trajetória profissional.
Com mais de 10 anos de atuação no Hospital Unimed, Josiane construiu uma história de dedicação e cuidado, sempre buscando oferecer aos pacientes o mesmo carinho que um dia fez diferença para sua mãe.
“De vez em quando, um paciente lembra de mim e me manda mensagem. Esse reconhecimento é muito importante e gratificante. Nunca vou me arrepender da profissional que fui e sou”, pontua.
Homenagem
“Neste Dia da Enfermagem, celebramos profissionais como Josiane, que transformaram desafios pessoais em uma missão de cuidado e acolhimento. Sua história mostra que a enfermagem vai além da técnica - é sobre empatia, entrega e a capacidade de fazer a diferença na vida dos pacientes”, ressalta o hospital.
“E neste mês especial, em que também celebramos o Dia das Mães, é impossível não lembrar que muitas histórias de amor e dedicação à enfermagem começaram justamente pelo cuidado com aquelas que nos deram a vida. A vocês, enfermeiros e enfermeiras e técnicos em enfermagem, nossa eterna gratidão!”, completa a instituição hospitalar.