Integram a rota Garopaba, Imbituba, Jaguaruna e Laguna, conectando todos a Tubarão em um modelo de turismo integrado
A Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) divulgou que apoia a criação da Rota do Big Surf em Santa Catarina, que promete fomentar o mercado de turismo, eventos e economia de municípios na região. Integram a rota Garopaba, Imbituba, Jaguaruna e Laguna, conectando todos a Tubarão em um modelo de turismo integrado.
O surfe de ondas grandes tem importantes pontos de prática da modalidade, como a Laje da Jagua, em Jaguaruna, e a Praia do Cardoso, em Laguna. No ano de 2024, a Fesporte foi patrocinadora master do evento, que foi o primeiro campeonato brasileiro de surfe de ondas grandes em Santa Catarina, em uma competição que ficou marcada na história do surfe brasileiro.
Recentemente, a entidade também marcou presença em evento realizado pela Associação dos Municípios da região de Laguna (Amurel), acompanhando in loco a oficialização da rota.
“A Rota do Big Surf será um marco para SC. Um estado que tem o surfe enraizado em sua cultura e passa também a desenvolver essa modalidade em âmbito mundial. Penso que é uma iniciativa que movimenta muito os municípios envolvidos, que passam agora a ser também possibilidades de sedes de grandes competições nacionais e internacionais”, afirmou o presidente da Fesporte, Jeferson Batista.
Projeto
O projeto de lei que cria a Rota do Big Surf foi iniciado pelo prefeito de Tubarão e atual presidente da Amurel, Estêner Soratto, quando ainda era deputado estadual. A rota, proposta em dezembro de 2024, ainda não foi aprovada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e está em tramitação.