Adolescente de Gravatal foi chamado para assinar o primeiro contrato de formação com o clube de Florianópolis
A paixão pelo futebol nasceu por volta dos quatro anos, quando Miguel Cunha da Silva, de Grataval, começou a praticar em um campinho em frente à casa que mora. Hoje, aos 14, é um dos contratados pelo Avaí, de Florianópolis.
Depois de dois anos jogando pelo clube, o adolescente foi chamado para assinar o primeiro contrato. “De agosto de 2022 a junho deste ano dediquei-me aos treinos e jogos pelo Avaí, e finalmente veio a assinatura do contrato de formação com o clube. Um grande marco em minha vida”, conta o jovem atleta.
Miguel diz que no fim de 2021 realizou um teste na base do Avaí, na capital catarinense, mas não foi aprovado. Contudo, com persistência, entrou para o clube em agosto de 2022, após um segundo teste bem-sucedido. “Mudar de Gravatal para Florianópolis foi um desafio. Meus pais apoiaram minha decisão, me levando quatro vezes por semana para treinar, muitas vezes sem almoçar, apenas com um sanduíche preparado pela minha mãe para a viagem”, relata.
Mas a trajetória de Miguel no esporte começou um pouco mais cedo. Segundo ele, aos oito anos entrou em campeonatos de futsal pela escolinha F7 Treinamentos, em Gravatal. “Eu representava minha cidade em competições regionais. Conquistei títulos e reconhecimento como atleta destaque do município aos nove anos”, conta.
Evolução
Em 2019, o atleta recebeu um convite para realizar um teste no Atlético Paranaense, em Tubarão, onde foi selecionado. Porém, ressalta Miguel, a pandemia interrompeu o projeto por oito meses.
“Após esse período, continuei treinando na Escolinha Laboratório de Futebol em Tubarão, participando de campeonatos em Santa Catarina e Rio Grande do Sul”.
Para Miguel, a intenção no Avaí é evoluir cada vez mais no esporte que ama e, claro, conquistar vários títulos. “Para os próximos anos quero alcançar o profissional do clube e meu sonho como atleta é jogar pela Seleção Brasileira”, revela o jovem, que, para ter mais tempo para se dedicar aos estudos e ao esporte, atualmente mora próximo ao clube, em Florianópolis.
Agradecimentos
Miguel agradece a todos que o incentivaram à realização do sonho. “Agradeço imensamente aos meus pais, Ana Paula Duarte da Cunha e Adriano Santos Silva, meu irmão, avós e todos que me apoiaram. Chegar até aqui valeu cada esforço. Ainda é apenas o começo da minha jornada no futebol, um esporte que sempre foi minha paixão incomparável”, enaltece.