Assembleia Legislativa instalou nesta semana a Frente Parlamentar do Futebol Catarinense, proposta por Mário Motta
Com o desafio de promover políticas públicas voltadas ao fortalecimento do futebol em Santa Catarina, a Assembleia Legislativa instalou, nesta semana, a Frente Parlamentar do Futebol Catarinense. A iniciativa, proposta e coordenada pelo deputado Mário Motta (PSD), pretende atuar no fortalecimento institucional dos clubes e na construção de políticas públicas que estimulem o desenvolvimento do futebol em todas as regiões do estado.
Segundo Mário Motta, o colegiado nasce para articular projetos legislativos, parcerias e ações que contribuam para o avanço técnico, social e econômico da modalidade.
“O desafio é acompanhar e promover iniciativas que fortaleçam o futebol catarinense em suas diversas dimensões. Este será um espaço de construção coletiva e responsável. O futebol move a economia, a educação, a segurança e a vida das pessoas. É uma das maiores expressões culturais do nosso país”, afirmou o parlamentar.
Ele destacou ainda a necessidade de maior engajamento do setor empresarial local. “Está na hora de o empresariado catarinense olhar para o nosso futebol com a mesma ousadia com que apoia clubes de outras regiões. Com melhor organização, nossos clubes podem se tornar potências nacionais”, defendeu.
Um estudo da Udesc aponta que o futebol catarinense gera mais de 10 mil empregos. “A convocação é pela união de todos os atores em torno dessa paixão que move o Brasil. Queremos fazer do futebol catarinense uma referência nacional”, completou Motta.
Grande público
Representantes do segmento esportivo também destacaram a importância da nova Frente Parlamentar. Para o diretor da Associação de Clubes, Luiz Henrique Martins Ribeiro, trata-se de um movimento ousado do Parlamento.
“É muito importante que a Assembleia foque no fomento ao futebol. Precisamos unir esforços para construir políticas públicas sólidas. O futebol não acontece apenas no dia do jogo: ele envolve base, famílias, economia local. Mesmo sendo um estado pequeno, Santa Catarina atrai grande público. Mais de um milhão de pessoas estiveram nos estádios só no último ano”, avaliou Luiz Henrique.