Experimento incentiva alunos a aprender ciência na prática
A professora Vivilane Duarte Pereira, da Escola de Educação Básica Ponta das Laranjeiras, de Pescaria Brava, desenvolveu uma atividade prática com a turma do 5º ano para explorar os fenômenos da luz e da astronomia.
A experiência consistiu na construção de uma câmara escura, instrumento simples que permite observar a formação de imagens e compreender o comportamento da luz.
Ciência na prática
A proposta surgiu a partir da curiosidade dos estudantes sobre por que as estrelas não são visíveis durante o dia. A professora explicou que elas permanecem no céu, mas sua luminosidade é ofuscada pela luz solar, já que o Sol é muito mais próximo da Terra. Com a câmara escura, o grupo pôde observar imagens invertidas e entender que a luz se propaga em linha reta.