Professora Valdirene do Carmo Teodoro utilizou o jornal para estimular os estudantes da escola Cleto da Silva
As editorias de educação, saúde, esporte e segurança do Diário do Sul foram estudadas pelos alunos do 4° ano da Emeb Professor Cleto da Silva, de Tubarão. O jornal foi usado na sala de aula para o exercício da leitura e compreensão de aspectos da Língua Portuguesa, como ortografia, pontuação, entre outros.
“Foi trabalhado o gênero textual notícias e, através do Diário do Sul, os alunos observaram os elementos que compõem um jornal, bem como o lead. Cada grupo leu uma seção, uma matéria”, explica a professora Valdirene do Carmo Teodoro.
Segundo ela, posteriormente, foram trabalhadas as habilidades da disciplina. “Parágrafos, pontuação, entonação de voz, letra maiúscula, ortografia, produção textual sobre acontecimentos da atualidade, criação de reportagens, entre outros, foram também observados pelos estudantes”.
Os estudantes, através da apresentação das notícias, praticaram a oralidade e interagiram com mais segurança com o grupo. “Eles se expressam melhor e tomam gosto pela leitura das informações diárias. Assim, melhora também a escrita e organização de ideias na produção textual”, ressalta a docente.
A prefeitura de Tubarão, através da secretaria de Educação, faz parte do projeto Informando o Cidadão do Futuro, onde as escolas recebem os jornais para serem trabalhados em sala de aula. Posteriormente, os alunos levam os exemplares para casa, ampliando o acesso à comunidade escolar e incentivando o hábito da leitura.
De acordo com dados da Fundação Municipal de Educação de Tubarão, em média 250 professores e 3 mil alunos são contemplados com o DS Educação. Elementos como textos, fotografias, gráficos e anúncios, entre outros, são exemplos que podem ser trabalhados em atividades com os estudantes, em várias disciplinas.