Projeto DS Educação - Informando o Cidadão do Futuro foi criado pelo Diário do Sul em 2007 e implantado em escolas
Com informações diárias sobre os assuntos mais importantes da região, o jornal é uma ferramenta eficaz para ser usada em sala de aula, nas mais distintas disciplinas, além de conectar o aluno com a sua realidade cotidiana, através das notícias locais.
Assim, com essa intenção de oportunizar com que crianças e jovens tenham acesso às notícias e ainda incentivá-los ao hábito da leitura, o Diário do Sul implantou, em 2007, o projeto DS Educação - Informando o Cidadão do Futuro. Atualmente, o programa beneficia estudantes das redes municipais de ensino de Tubarão e Capivari de Baixo, totalizando 28 unidades escolares.
Na Cidade Azul, de acordo com dados da Fundação Municipal de Educação, em média 250 professores e 3 mil alunos são contemplados com o DS Educação, ou seja, que recebem, utilizam o jornal em sala, leem as notícias e, posteriormente, levam a edição para casa.
Já em Capivari, segundo a secretaria de Educação, o jornal chega a 14 unidades, sendo cinco de ensino regular e nove Centros de Educação Infantil (CEIs), perfazendo um total de 2.720 alunos e 500 docentes beneficiados, aproximadamente.
Elementos como textos, fotografias, gráficos, índices, anúncios, entre outros, são exemplos que podem ser trabalhados em atividades com os alunos, em várias disciplinas. Além disso, o DS traz diariamente temas bem atuais que podem também ser discutidos em sala, como, por exemplo, a prevenção à dengue, meio ambiente, a importância de campanhas de vacinação, bem como matérias com fatos históricos, como a enchente de 74 em Tubarão e datas comemorativas.
Ao ser usado como ferramenta pedagógica pelos professores, os jornais ainda mexem com a curiosidade dos estudantes e aguçam o interesse pela leitura, uma vez que a aula e a atividade se tornam mais atrativas, fugindo do convencional livro, caderno, lápis e quadro.
Municípios parceiros
O projeto DS Educação foi implementado pelo Diário do Sul em 2007 e, desde então, tem sido adotado por prefeituras da região. Este ano, a parceria é realizada com os municípios de Tubarão e Capivari de Baixo.