Domingo, 22 de junho de 2025
Fechar [x]

Educação aponta economia, investimentos e novos projetos

Presidente da Fundação de Educação de Tubarão faz balanço dos primeiros cinco meses

02/06/2025 06:00|Atualizada em 03/06/2025 01:06|Por Redação

Melhorias nas unidades, projetos para reformas, economia e valorização dos professores são alguns dos resultados já conquistados nestes primeiros meses de 2025 pela Fundação de Educação de Tubarão. A diretora-presidente, Marlise Gisela Nunes, explica que a pasta vem trabalhando para fortalecer a rede de ensino municipal e que os resultados já podem ser observados pelos alunos, pais, responsáveis e profissionais da área. 

Atualmente, a fundação conta com 43 unidades, sendo 29 creches e 14 voltadas ao ensino fundamental. Ao todo, são 6.264 alunos matriculados na rede municipal de Tubarão. Além disso, a cidade conta com outras 700 crianças na rede conveniada, em instituições que recebem recursos do governo federal por meio da prefeitura, como o Lar da Menina, a Fundação Educacional Joanna de Ângelis e a Associação de Promoção e Educação Tubaronense (Aproet). 

“Uma das economias feitas foi com relação às vagas credenciadas. Em dezembro do ano passado, eram 2.105 vagas compradas e, hoje, são 1.581 vagas, o que vai gerar uma economia de R$ 5 milhões por ano. Tínhamos vagas sobrando na rede e, desde janeiro, não compramos mais nenhuma vaga na rede privada. Fizemos a distribuição de vagas ociosas na própria rede municipal ou na rede conveniada. Também constatamos algumas irregularidades, que foram corrigidas”, explica Marlise. 

Além disso, segundo a diretora-presidente da Fundação, mais de 20 projetos estão em andamento para melhorias nas unidades de ensino. Eles estão sendo feitos pela Secretaria de Urbanismo, pela Amurel e por empresas parceiras. Alguns projetos já serão entregues nos próximos dias, como a ampliação no número de salas no CEI Professor José Santos Nunes e a reforma e ampliação dos CEIs Leonor Lima Brasil e Cantinho da Alegria. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Reformas   

“Estamos finalizando também o processo licitatório de construção de um ginásio de esportes na EMEB João Hilário De Melo, no Sertão dos Corrêas. Além disso, desde o início do ano, profissionais da própria fundação estão realizando manutenções necessárias nas escolas, como pintura, manutenção da rede elétrica e de parques, limpeza de fossas. Também já adquirimos e estamos entregando geladeiras, aparelhos de ar-condicionado, bebedouros, fogão industrial, jogos educativos, jogos de carteiras. São itens que já foram entregues ou estão em fase de recebimento, após levantamento realizado em conversas com profissionais e após visitas”, conta Marlise. 

Reajuste incorporado à carreira do magistério

Outro destaque deste começo de ano foi o reajuste de 6,27% aos professores da rede municipal de ensino. Diferente dos últimos anos, quando o aumento foi aplicado apenas sobre o salário-base, desta vez o percentual foi incorporado à carreira do magistério. “Entendemos que a valorização dos profissionais é algo permanente. Também temos um olhar para a educação inclusiva e lutamos para a repactuação de duas unidades, no São João e no São Martinho – obras que estavam paradas e que serão retomadas. Para o próximo ano, estamos fazendo um levantamento para poder uniformizar os alunos e entregar material escolar já no começo do ano letivo”, reforça a diretora.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR