Quarta-feira, 14 de outubro de 2026
Fechar [x]

Cuidoteca facilita rotina de alunos da EJA em Tubarão

Iniciativa integra o Plano Nacional de Cuidados e atende famílias de estudantes

24/09/2026 06:00|Por Redação

Estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Sesi Tubarão passaram a contar com um espaço para deixar os filhos durante as aulas. A Cuidoteca foi inaugurada nesta semana e recebe crianças de 3 a 12 anos, com equipe preparada para o atendimento.

Instalada na sede da Escola Sesi, a estrutura possui brinquedos educativos, livros infantis, móveis planejados e área para alimentação. A unidade faz parte de um projeto nacional que contemplou quatro cidades catarinenses, consideradas pioneiras na implantação do serviço no país.

A proposta integra um Acordo de Cooperação Técnica entre o Governo Federal e o Conselho Nacional do Sesi, dentro do Plano Nacional de Cuidados. Em Santa Catarina, a implantação das quatro unidades recebeu investimento de aproximadamente R$ 1 milhão.

“Essas Cuidotecas nascem como um espaço de cuidado e acolhimento para crianças, apoiando a nossa estratégia de acesso, permanência e conclusão do nosso estudante da EJA. Muitas vezes, esse estudante não tem rede de apoio ou onde deixar o filho no período de aula”, explica Paul Schmidt, gerente de Expansão da Educação Básica do Sesi.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Algumas alunas já inscreveram os filhos. Elisangela Pereira da Rosa, que cursa o ensino médio, levou a filha de 12 anos para o cadastro. Daniela Sander Falácio também pretende utilizar o espaço para a filha de sete anos durante as aulas.

Para a Supervisora de Projetos Educacionais da regional Litoral Sul, Maribel Savi Mondo, a estrutura pode facilitar a permanência dos pais na EJA. “É um projeto maravilhoso, pois sempre buscamos criar vínculos com os estudantes. Quando o projeto chegou para nós foi um desafio, mas tivemos o apoio de uma grande equipe e tudo isso mostra que estamos em uma instituição que de fato se preocupa com as pessoas”, afirma.

As duas primeiras Cuidotecas de Santa Catarina foram inauguradas nesta terça-feira no Sul do Estado. Além da unidade do Sesi Tubarão, uma foi instalada na empresa Teixeira Têxtil, em Forquilhinha.

  • 1 / 1
Crianças podem ficar em espaço enquanto os pais estão em sala de aula.
Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR