A iniciativa estimula a leitura crítica, a escrita e a oralidade com foco em fatos locais
Os alunos do 4º ano do Núcleo Educacional Luiz Peron, em Armazém, vivenciaram uma experiência educativa que uniu criatividade, pesquisa e cidadania.
Por meio do DS em sala, eles participaram de um projeto pedagógico que teve como base a produção de um jornal, com reportagens escritas por eles próprios, abordando assuntos ligados à escola, ao bairro e à cidade. Para isso, os estudantes também se inspiraram no conteúdo do jornal Diário do Sul, observando sua estrutura e linguagem para montar o próprio jornal.
A iniciativa foi pensada para que os estudantes compreendessem as características do gênero textual “notícia”, ao mesmo tempo em que desenvolviam habilidades de leitura crítica, produção escrita e expressão oral.
Durante o processo, os alunos pesquisaram temas de interesse, como curiosidades locais, eventos escolares e conquistas da comunidade.
As informações foram organizadas em textos informativos, ilustrados com desenhos ou fotos.
Aprendizado e prática
O projeto seguiu uma série de etapas pedagógicas. Primeiramente, os estudantes tiveram contato com notícias reais por meio da apostila didática, onde analisaram estrutura, linguagem e os elementos essenciais de uma reportagem. Em seguida, discutiram em grupo os temas para suas produções.
A fase final foi dedicada à diagramação e montagem, com a organização das matérias por seções como Escola, Esportes e Curiosidades.
Com o material pronto, os estudantes apresentaram o jornal nas salas de outras turmas, explicando o conteúdo das reportagens.
A rede municipal de ensino de Armazém faz parte do projeto Diário do Sul Educação. As escolas recebem o jornal para ser trabalhado em sala de aula em atividades com os alunos. Depois, os estudantes levam a edição para casa, como forma de ampliar o acesso à informação e o incentivo à leitura.