Atividade na Escola Geraldina Maria Tavares uniu cultura e degustação para tornar o aprendizado mais dinâmico
Os alunos do 4º ano da Escola Geraldina Maria Tavares, em Gravatal, participaram de uma aula diferente.
A proposta, intitulada “Breakfast Time! – Hora do Café da Manhã”, foi conduzida pelos professores Bruno Constantino Teixeira, Vanessa Iung e Sinara Grasso, e levou os estudantes a uma verdadeira imersão cultural.
Durante as aulas, o grupo aprendeu sobre os hábitos e costumes do café da manhã nos Estados Unidos e no Reino Unido, praticando novas palavras em inglês e experimentando pratos tradicionais. A combinação de aprendizado e vivência sensorial fez da atividade uma experiência marcante, aproximando o ensino de línguas da realidade dos alunos.
Do livro à mesa
A ideia nasceu do desejo de tornar o estudo do inglês mais envolvente. Segundo o professor Bruno Teixeira, o café da manhã foi escolhido como ponto de partida por ser algo presente no cotidiano dos alunos.
“Queríamos que eles sentissem o idioma em ação, em situações reais de comunicação. O café da manhã é uma oportunidade perfeita para isso”, destacou o professor.
Durante a atividade, as crianças aprenderam e utilizaram expressões comuns no dia a dia, como pancakes, juice, tea e bacon, além de construírem pequenos diálogos, como “What do you have for breakfast?” e “I have pancakes and juice”.
Aprendizado
O trabalho em grupo também favoreceu o desenvolvimento da oralidade. Divididos em duplas, os estudantes criaram diálogos, organizaram seus pratos e apresentaram as escolhas em inglês, fortalecendo a autoconfiança e o gosto pelo idioma.
As professoras Vanessa Iung e Sinara Grasso participaram de todo o processo, desde o planejamento até a execução da atividade, garantindo que cada detalhe contribuísse para um aprendizado significativo.