08 DE SETEMBRO DE 2024
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Aprendendo a cultivar a horta da escola

Posteriormente, as hortaliças são usadas para o consumo no almoço das crianças em escola infantil de Capivari de Baixo

09/07/2024 06:00|Por Tatiana Dornelles

Como forma de incentivar as crianças a prestarem atenção na natureza e suas diversas formas, cores, cheiros e sabores, o CEI Pedra Santos de Souza, de Capivari de Baixo, cultiva o espaço da horta, proporcionando momentos de aprendizagem significativos aos alunos. 

 

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Alface, cebolinha, alho-poró e alguns chás, como erva-doce, hortelã e boldo, são cultivados no local e, esta semana, os estudantes participaram da colheita.

Todas as turmas da creche participam de alguma forma no projeto, seja por meio de doação de mudas, plantio e cuidado no cultivo. 

“A horta existe há alguns anos, desde o retorno das atividades presenciais pós-pandemia. Todas as turmas de maternal I e II frequentam o local, auxiliando na plantação, cultivo e colheita das hortaliças”, explica uma das docentes do maternal I, Julieyne da Silva Machado. 

Durante a atividade na horta, os alunos puderam participar da colheita. Posteriormente, as hortaliças foram usadas para o consumo no almoço das crianças. 

“A horta estimula o gosto pela alimentação saudável, ajudando os pequenos a identificarem os alimentos, além de proporcionar ainda interação e socialização entre as crianças”, acrescenta uma das professoras do maternal II,  Rosinete Araújo da Rosa.

Projeto   

A prefeitura de Capivari de Baixo, através da secretaria de Educação, faz parte do projeto Informando o Cidadão do Futuro, no qual as escolas recebem os jornais para serem trabalhados em sala de aula. 

Posteriormente, os alunos levam os exemplares para casa, ampliando o acesso à comunidade escolar e incentivando o hábito da leitura.

Diretrizes são aprovadas

Diretrizes Operacionais de Qualidade e Equidade na Educação Infantil, instituídas a partir dos Parâmetros Nacionais de Qualidade da Educação Infantil, foram aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). Os parâmetros são de caráter norteador e têm por objetivo orientar os sistemas de ensino com padrões de referência de organização, gestão e funcionamento. 

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