Professores da rede estadual de educação ressaltam lutas por direitos da classe
No Dia do Professor, a luta pela valorização da classe e, principalmente, o respeito do governo do Estado é o que de principal deve ser ressaltado, segundo a coordenadora do Sinte (Sindicato dos Trabalhadores em Educação na Rede Pública de Ensino do Estado) em Tubarão, Maria Aparecida de Farias, a Quinha.
De acordo com ela, não há muito o que se comemorar no dia de hoje, a não ser a união da classe pela reivindicação dos seus direitos. “Nossas lutas continuam, pois, das nossas reivindicações ao governo do Estado, pouco foi atendido, a não ser o reajuste do vale-alimentação e o concurso público na Educação”, lembra.
“No mais, ainda aguardamos o reajuste do piso salarial, que ainda não está garantido, e também a descompactação da tabela que atinja a todos os profissionais do magistério, não apenas a menor parte como foi agora”, pontua.
Educação
Quinha diz que a classe dos professores precisa de mais respeito e valorização. “A educação é prioridade e são os professores os responsáveis por ensinar toda uma geração de crianças, jovens e adultos, para que tenhamos um país cada vez mais desenvolvido”, ressalta.