Governo do Estado lançou premiação como incentivo
Os estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio das escolas estaduais de Santa Catarina estão realizando as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) nesta semana, cujos resultados serão utilizados para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Para incentivar a participação dos estudantes, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), criou o Prêmio Reconhecer, para premiar as 85 escolas com melhor desempenho no índice.
O prêmio busca promover uma mobilização estadual em torno da aprendizagem para fortalecer o engajamento das escolas e consolidar uma cultura educacional voltada à melhoria contínua. Somados, os investimentos na premiação chegam a R$ 1,2 milhão.
Os valores destinados às escolas premiadas poderão ser investidos em ações pedagógicas, infraestrutura escolar, tecnologia educacional e projetos de protagonismo estudantil, considerando a necessidade da unidade. Cada uma deve planejar e direcionar os recursos de acordo com suas demandas prioritárias, fortalecendo o compromisso coletivo com a qualidade da educação e ampliando o impacto transformador da premiação no cotidiano escolar.