Diário do Sul vem sendo usado em sala de aula como ferramenta pedagógica
O gênero textual “notícia” foi trabalhado com os alunos do 4º ano da Emeb Sombrio, de Tubarão, e o jornal Diário do Sul foi usado em sala de aula como uma ferramenta pedagógica.
Em um primeiro momento, os alunos realizaram pesquisas nos jornais. “Eles escolheram a manchete que mais acharam interessante. Após a escolha, responderam algumas perguntas sobre o jornal, como nome e a data da publicação”, explica a professora Michele Amorim.
Na sequência, conta a docente, os estudantes pesquisaram sobre o significado de manchete, como forma de compreender a importância e função dentro de uma notícia. “Finalmente, cada um produziu um texto relatando algo que vivenciaram na semana passada, criando uma manchete bem chamativa para o seu relato”, diz.
“Esse exercício permitiu que os alunos desenvolvessem habilidades de leitura crítica, escrita criativa e compreensão dos elementos de uma notícia”, completa Michele.
Incentivo
A prefeitura de Tubarão, através da secretaria de Educação, faz parte do projeto Informando o Cidadão do Futuro, onde as escolas recebem os jornais para serem trabalhados em sala de aula. Posteriormente, os alunos levam os exemplares para casa, ampliando o acesso à comunidade escolar e incentivando ao hábito da leitura.