28 DE SETEMBRO DE 2024
Fechar [x]

RAMIRES LINHARES

21/06/2024 06:00

Ultrapassados

Bom dia, boa tarde, boa noite, conforme a ocasião.

Muito tem se falado sobre os hábitos dos adolescentes e crianças de hoje em dia, cada vez mais digitais. São hábitos de comunicação inimagináveis há bem pouco tempo. 

Nós que já passamos de meio século, quando tivemos o nosso primeiro telefone celular, por exemplo, já éramos adultos. E tratava-se de um aparelho enorme, sem charme, cujas funções eram fazer ligações e armazenar uma agenda com 100 nomes e números.

E, quem de nós, já não se pegou explicando para um guri o que era um disco de vinil? Uma fita cassete? Um Tojo? 

As novas e acessíveis tecnologias interferem diretamente no comportamento de nossas crianças, que, parece, já nascem digitais.

Penso que um “quiz” sobre alguns termos comuns, se feito com adolescentes de hoje, teria respostas inusitadas. Talvez fossem assim:

O que é amizade?
Amizade, tio, é quando a gente adiciona alguém no nosso perfil do Facebook, daí a gente fica sabendo tudo o que o nosso amigo faz e pode até conversar com ele, no chat.

O que é diálogo?
Diálogo, tio, é quando a gente fala com nossos amigos por Whatsapp, perguntando e respondendo coisas, utilizando emotions e palavras pela metade, que só a gente entende. Mesmo que o nosso amigo esteja a menos de cinco metros da gente.

O que é vida?
Vida, tio, é o que a gente ganha quando come carne no Minecraft. Ou é o que a gente perde quando leva um tiro no Fortnite.

E nesse combate de gerações, se essa galerinha mais jovem tiver alguma dúvida, eles procuram no Google, dão um Ctrl C na Wikipedia e um Ctrl V bem na nossa cara. E nós, que somos de uma geração (ultra) passada ficamos nos perguntando:

Onde é que eles aprendem essas coisas?
 

Teste

Amigo meu, a fim de testar sua mãe, levou três mulheres para que ela tentasse adivinhar com qual delas ele queria casar. As três eram linda e sentaram-se no sofá, para uma conversa com a possível sogra. Depois de horas de conversa, meu amigo chegou e perguntou:
- Então, mãe, você é capaz de adivinhar com qual eu vou me casar? 
A mãe respondeu imediatamente: 
- Com a do meio. 
O filho, surpreso, respondeu:
- É incrível, mãe. Você acertou! Mas como é que adivinhou?
- Não gostei dela...

Sobre lar...
“Meu lar é sempre onde estou, meu lar está na minha mente, meu lar são meus pensamentos, meu lar é pensar as coisas que eu penso. Esse é meu lar. Meu lar não é um lugar material por aí... Meu lar está na minha mente”. Bob Marley.

Aprender

Já parou para pensar como nosso cérebro aprende?
Alguns estudiosos já têm resposta para esta questão. A mais aceita é que a gente aprende 10% lendo, 20% ouvindo, 30% observando, 50% assistindo, 70% debatendo, 80% praticando e 95% ensinando.

Prova

Na escola, a professora pergunta ao Clebinho:
- Diga-me três partes do corpo humano que comecem com a letra “Z”?
- Sim, senhora: zóio, zorelha e zunha.
- Engraçadinho. Agora me diga que nota eu vou te dar começando com essa mesma letra?
- Uns zoito, né, fessora?
 

Time Forte

O jornal Diário do Sul, o primeiro diário de nossa região, completa 30 anos e celebrou nesta quinta-feira com o tradicional evento de entrega do troféu Amigo da Educação. Esta imagem mostra os diretores e principais colunistas do jornal, em recente encontro. 
 

Rota italiana

O município de Urussanga sediou esta semana um encontro com representantes de nove municípios do Sul para discutir sobre a formação da Rota da Imigração Italiana. A ideia é criar uma ferramenta turística que integre os 12 municípios por onde os imigrantes passaram e se estabeleceram: Laguna, Tubarão, Pedras Grandes, Cocal do Sul, Treviso, Siderópolis, Nova Veneza, Criciúma, Treze de Maio, Grão-Pará e Orleans. Tubarão esteve representado no evento pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Fernando Vechi. 
 

Parabéns!

A minha irmãzinha de alma, INAJARA HENRIQUE, aniversariando e recebendo o carinho do amado Sônio Scheper.


Frase solta, que deveria estar presa:
“Hoje eu não tô pra gracinha, mas, se a gracinha for você, eu tô”.

 

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR