27 DE SETEMBRO DE 2024
Fechar [x]

RAMIRES LINHARES

24/09/2024 06:00

Eleições em Tubarão

Bom dia, boa tarde, boa noite, conforme a ocasião!

Hoje, bem no dia em que o Diário do Sul publica a sua já tradicional pesquisa eleitoral, realizada pelo Instituto Mapa, vamos falar de eleição e das últimas disputas eleitorais na cidade. 

Em termos de administração municipal Tubarão teve em sua história 46 gestões administrativas, com 60 cidadãos que já assumiram a prefeitura. Por voto popular apenas 18 prefeitos foram eleitos e, em muitos casos, em eleições bem disputadas. Eis as últimas:

Em 1965 Dr. Stélio Boabaid (PTB) venceu o artista plástico Willy Zumblick (UDN), numa disputa acirrada. Na eleição de 1969 o vencedor foi Dilney Chaves Cabral (Arena), com 48,22% dos votos e apenas 174 a mais do que o segundo colocado, da mesma Arena, José Virgulino dos Santos. Na eleição de 1972 deu Irmoto Feuerschuette (Arena) com 46,5% dos votos, contra o mais votado do MDB, Stélio Boabaid. Em 1976 a Arena venceu novamente, com Paulo Osny May, cuja legenda fez 27,98% dos votos, vencendo o MDB, que teve em Stélio Boabaid a melhor votação. Em 1982 o MDB venceu com Miguel Ximenes liderando a sublegenda, que fez 48,23% dos votos, superando as chapas da Arena, lideradas por Irmoto Feuerschuette. 

Em 1988, na Nova República, a eleição foi vencida por Estêner Soratto (PFL), com 48,66% dos votos, superando José Roberto Cardoso Tournier (PMDB). Na eleição de 1992 Irmoto Feuerschuette (PDS) venceu o pleito, com 46,17% dos votos, superando Miguel Ximenes (PMDB). Em 1996 a vitória foi de Genésio Goulart, com 44,7% dos votos, superando Carlos Stüpp (PSDB). No ano 2.000 a eleição foi vencida por Carlos Stüpp (PSDB), com 45,67% dos votos, superando Genésio Goulart (PMDB), com 299 votos de diferença. Em 2004, Carlos Stüpp (PSDB) foi reeleito, com 61,36% dos votos, superando Amilton Lemos (PMDB). Na eleição de 2008 o vencedor foi Manoel Bertoncini da Silva (PSDB), que obteve 51,22% dos votos, superando Genésio Goulart (PMDB). Com o falecimento de Manoel, o vice-prefeito Pepê Collaço foi efetivado no cargo, em junho de 2012. Em 2012 foi Olavio Falchetti (PT) o vencedor, com 44,54% dos votos, superando Edson Bez de Oliveira (PMDB). Em 2016 a eleição foi vencida por Joares Ponticelli (PP), com 45,23% dos votos, superando Carlos Stüpp (PSDB). Joares foi reeleito em 2020 com 67,29% dos votos, superando Cristiano Ferreira (MDB). 

E as eleições de 2024, hein?

Acit

A Associação Empresarial de Tubarão está promovendo a 3ª edição do Acit 360, uma sessão de negócios para os membros dos núcleos organizados dentro da instituição. O evento acontece nesta quinta-feira e obedecerá metodologia desenvolvida pelo Sebrae SC, que permite aos participantes apresentarem seus negócios e conhecerem os negócios de quem mais estiver participando. Os núcleos são: Arquitetura e Interiores, Economia Criativa, Estética e Beleza, Gastronomia, Imobiliárias, Jovens Empreendedores, Mulheres de Negócios, Moveleiros, Negócios Digitais, Negócios Sustentáveis, Saúde & Tecnologia e Gestão & Empreendedorismo Jurídico.

Ciclos
Uma hora, do nada, vem um estalo: “Isso não combina mais comigo!”. Se acontecer, é a mudança de ciclo te cumprimentando. Retribua.

De qualquer lado

Preguiça destrói ambição.
Raiva destrói sabedoria.
Medo destrói sonho.
Ego destrói crescimento.
Ciúme destrói paz. 
Dúvida destrói confiança.
Concorda? Agora leia da direita para a esquerda e veja se concorda também!
 

Imigração alemã

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina promoveu uma sessão especial em comemoração aos 200 anos da imigração alemã para o Brasil e 195 anos em Santa Catarina. A solenidade foi proposta pelo deputado Ivan Naatz e homenageou 44 personalidades, municípios e instituições que contribuíram na construção e preservação da cultura germânica no estado. De Tubarão foram homenageados: Reny Tito Heinzen, Willy Alfredo Zumblick, Irmoto Feuerschuette e o Colégio São José.
 

Na Espera

O prefeito de Gravatal, Clei Rodrigues, e sua amada Cris, felizes na espera do Benício, que vem para alegrar o lar do casal em breve.
 

Celebrando

A queridíssima Dione Meneghel ainda celebrando seu aniversário, ao lado do parceiro de vida, Renato.


Frase solta, que deveria estar presa:
“Se você não consegue rir de si mesmo, deixa que eu rio”.

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR