08 DE JULHO DE 2024
Fechar [x]

RAMIRES LINHARES

01/07/2024 06:00

Tempo bom

Bom dia, boa tarde, boa noite, conforme a ocasião!

Era uma vez, num reino muito distante, um rei que desejava ir pescar, e consultou seu meteorologista particular para saber como estaria o tempo no dia seguinte. Coutinhos, o fiel meteorologista, assinalou que o tempo seria de sol, ideal para uma pescaria real.

Ao sair pela manhã, com sua roupa especial de pesca, feita especialmente para essas ocasiões, o rei e a comitiva encontraram um súdito no caminho, montado em um burro. O súdito Póvus disse ao rei:

- Majestade, acho melhor o senhor não seguir viagem, pois vai chover muito hoje.

O rei, que acreditava mais nos seus funcionários do que em Póvus, seguiu viagem.

Antes mesmo de chegar ao lugar da pescaria, caiu a maior chuva, ensopando a roupa nova do rei e impedindo seu lazer.

De volta ao palácio, todo molhado e enlameado, os súditos, escondidos, riam do rei e do que restou das roupas reais.

Fulo da vida, o rei demitiu o meteorologista e mandou chamar o súdito Póvus, para que esse ocupasse o lugar de conselheiro do rei. Póvus não aceitou o cargo, argumentando:

- Majestade, eu não entendo nada de previsão do tempo. O fato é que sempre que as orelhas do meu burro murcham, chove muito.

O rei então contratou o burro!

Essa história é antiga, mas ainda hoje tem muito governante contratando burros, só para dizer que o tempo está bom.

Coisas nossas

É por causa deste tipo de frase que os tradutores de outros países vão à loucura quando tentam traduzir as coisas que o brasileiro diz:
- A porta dormiu aberta.
- A luz dormiu acesa.
- Segue reto toda vida.
- Eu fiquei preso do lado de fora.
- Escuta só, pra você ver.
- Não conheço, mas sei quem é.
- Vou só esperar o sol esfriar.
- Não vi nem o cheiro.

Vírgula

Eu vivo em luta constante com esse ser, que pode parecer insignificante, mas não é. A vírgula pode mudar totalmente o sentido de uma frase, por isso merece toda a nossa atenção. Vamos fazer um teste simples. Eis uma frase sem vírgula:

“Se o homem soubesse o valor que tem a mulher andaria de quatro à sua procura”.

Se um homem for colocar a vírgula nessa frase, certamente a colocará depois da palavra “tem”. Já se uma mulher for pontuar, vai colocá-la depois de mulher.
Viu? Faz toda a diferença.

Pobreza

Às vezes temos que dar um susto na pobreza para ela não ficar muito à vontade. Ontem mesmo consultei o preço de um helicóptero.

Sobre etapas

“Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final. Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver”. Gloria Hurtado
 

A praça

Fundação de Cultura e o Departamento de Turismo da prefeitura realizaram recente reunião com a CDL e o Conselho Municipal de Turismo, abrindo conversações para um projeto de remodelação das praças Walter Zumblick e 7 de Setembro, localizadas no Centro da cidade. Para servir de base para tal projeto, uma enquete popular foi iniciada, onde a população pode sugerir alterações, acessando o portal da prefeitura - www.tubarao.sc.gov.br
 

De niver

Soprando velinhas hoje, a querida Fabiana Baesso Silveira, recebendo o carinho dos filhos e do maridão, Alexsandro Silveira. 
 

Reitor

O professor Mauri Luiz Heerdt, reitor da Unisul, recebendo aquele carinho do filhote, Lucas, no dia do aniversário.
 

Frase solta, que deveria estar presa:
“Se a internet não é droga, por que chamam a gente de usuário?”

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR