07 DE JULHO DE 2024
Fechar [x]

RAMIRES LINHARES

04/07/2024 06:00

Informação

Bom dia, boa tarde, boa noite, conforme a ocasião!

Estamos vivendo a época da informação, isso é inegável. A informação de qualidade tem serventia no nosso crescimento, na nossa formação, no nosso jeito de viver, especialmente nestes tempos de multiplicidade de comunicação, onde as fontes de notícias são inúmeras.

A informação que consumimos pode mudar tudo, pode mudar sentidos, percepções, ideias, sentimentos, entendimentos. Pode mudar até o sabor das coisas. 

Imaginemos uma situação fictícia, em que um cliente de um restaurante saboreia uma carne com molho especial e acha fantástico o prato. Assim, após satisfazer-se plenamente com o almoço, ele pede para falar com o cozinheiro para elogiá-lo e agradecê-lo. 

Ao fazê-lo, utiliza os melhores adjetivos para expressar o seu contentamento com o prato que acabou de consumir. Diz que nunca comeu uma iguaria que lhe deixou tão satisfeito, que o prato estava maravilhoso e que vai guardar para sempre aqueles momentos de satisfação gastronômica.

A informação que o cozinheiro repassar naquele momento vai fazer toda a diferença para o consumidor. O sentimento de prazer do cliente vai aumentar ainda mais se o cozinheiro explicar detalhadamente como preparou a comida, que temperos utilizou, como escolheu a peça de carne, como deixou-a no ponto certo, como montou o prato. 

No entanto, se o cozinheiro informar que se trata de um experimento feito com carne de um cachorro que apareceu morto na frente do restaurante, todo o sabor, outrora sentido, transformar-se-á certamente em nojo e ânsia de vômito. O brilho nos olhos do cliente satisfeito certamente desaparecerá.

Vejam bem, a refeição consumida não mudou, apenas a informação sobre ela.

Por isso é bom, hoje em dia, especialmente por aqui, em época de eleição, saber direitinho o que estamos consumindo.


Papo de aluno

- Professor, por que eu tirei só 4 na prova? 
- Acho que foi um problema de interpretação. Isso acontece. Pelo que notei, você não interpretou corretamente a pergunta e respondeu errado.
- Se isso acontece, quem me garante que o senhor interpretou corretamente a minha resposta?

Sobre encontro...

“De tudo, ficaram três coisas: a certeza de que ele estava sempre começando, a certeza de que era preciso continuar e a certeza de que seria interrompido antes de terminar. Fazer da interrupção um caminho novo, fazer da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sono uma ponte, da procura um encontro”. Fernando Sabino, poeta brasileiro (1923/2004).

Explorador

Um explorador americano estava em uma floresta africana e foi preso por uma tribo de canibais. Depois de ficar algumas horas preso numa cabana, ele vê um homem com um chapéu branco entrar e perguntar:
- Qual ser o nome de homem branco?
- O meu nome é Joe Ferry, mas por que vocês querem saber?
- Não ser nada importante. Só pra escrever no cardápio!
 

Solidariedade

Um grupo de tubaronenses, com a contribuição de voluntários de São Paulo, Rio de Janeiro e até da Alemanha, desenvolveu mais uma ação justa e perfeita em auxílio aos gaúchos atingidos pelas enchentes. Mais de 400 cobertores e edredons foram adquiridos, devidamente embalados e enviados a 130 famílias do município de Sinimbu-RS, duramente atingido pela catástrofe. O tubaronense Robson Lima, um dos voluntários, está agradecendo a solidariedade de todos que ajudaram em mais esta benemerência.
 

English

O meu xará, professor Ramires Fernandes, diretor da escola English World, aniversariando hoje, justamente no dia da independência dos EUA. Parabéns!
 

Medicina

Helena Bonato Andrade, aprovada em Medicina na Unesc, para orgulho da família. Parabéns, lindona! 


Frase solta, que deveria estar presa:
“Manda quem pode. Desobedece quem tem juízes”.

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR