Bom dia, boa tarde, boa noite, conforme a ocasião.
Assunto recorrente nas redes sociais nos últimos dias foi a condenação do humorista Léo Lins, por ter feito piadas consideradas ofensivas em um de seus shows, ou em vários deles. Muitos outros humoristas, artistas, pensadores, jornalistas saíram em sua defesa. Alguns, no entanto, concordaram com a condenação.
O cronista Eduardo Affonso, que escreve para O Globo, assim se manifestou:
“Um humorista foi condenado a oito anos de prisão (e a pagar indenização milionária) por fazer piadas. Piadas ruins, mas, ainda assim, piadas. Que não zoavam militares, juízes, padres e outros senhores do poder divino ou temporal. Os intocáveis de hoje são as minorias, esta coisa difusa, que, em última instância, inclui todo mundo.
Some mulheres, idosos, crianças, afrodescendentes, judeus, crentes, gays, trans, calvos, pais de pet, periféricos, gordos, nordestinos, pessoas com deficiência, HIV ou disfunção erétil – e veja quem sobra.
A sentença diz que o humorista reproduz “discursos e estereótipos que incentivam a perseguição religiosa, a exclusão das minorias e discriminação contra pessoas com deficiência”. Como nos tempos da TV à lenha, quando os intérpretes de vilões de novela eram xingados nas ruas (e jamais convidados a apresentar bailes de debutantes), a juíza não entendeu a diferença entre o artista e a persona cômica. Não sabe que rir da piada em que a velhinha leva um tombo é diferente de empurrar uma velhinha escada abaixo”.
E você, meu leitor, minha leitora, acha o quê?
Viver
Encontrei uma conhecida no final de semana, estava feliz, rosto iluminado, sorriso largo. O motivo? Estava grávida. Parabenizei-a e ao marido pela graça de gerarem uma nova vida.
Só esqueci de falar a ela sobre a principal dificuldade em ser mãe. Digo agora: o mais difícil da maternidade é entender que você vai criar a única pessoa sem a qual não consegue viver, para que ela possa viver sem você.
Mãe
- Que seja dito a quem me deu à luz que no meu pequeno estômago prevalece o vazio.
- Pelo amor de Deus, Shakespeare! Não dá para simplesmente dizer que estás com fome?
Papo de pai
- Pois, é meu filho. Agora sente-se aí nesta cadeira e pense sobre todos os seus pecados!
- Sim, papai.
- E pare de sorrir!
Papo de esposa
- Oi, amor...
- Diga!
- Você já percebeu que o vizinho ao lado, antes de sair, enche a mulher de beijo?
- Já percebi, sim!
- Então por que você não faz o mesmo?
- Tu és louca? Nem conheço a mulher do cara...
Joelsinho
Recebendo abraços de todas as galeras hoje, incluindo a família, o professor Joelson Fernandes, do colégio Coração Feliz. Parabéns!
Lysiê
A jornalista e escritora Lysiê Santos, recebendo cumprimentos ao celebrar mais um ano de vida. Parabéns, querida!
Daisson
O Dr. Daisson Trevisol, parceiro de algumas empreitadas, de aniversário hoje, recebendo o carinho da sua Fabiana e da gente aqui.
Niver
Meu amigo Ângelo Danilo Pulita celebrando idade nova hoje. Parabéns!
Frase solta, que deveria estar presa:
“Para quem é quente, morno é frio”.