28 DE SETEMBRO DE 2024
Fechar [x]

RAMIRES LINHARES

20/06/2024 06:00

Mulher candidata II

Bom dia, boa tarde, boa noite, conforme a ocasião.

Primeiro quero agradecer as diversas manifestações de cumprimentos dos nossos leitores, que leram a  primeira parte da crônica sobre mulheres na política em Tubarão, na coluna de ontem. Continuando os relatos, vamos apresentar dados sobre a participação feminina nos últimos 20 anos.

Nas eleições de 2004 nas chapas majoritárias, pela quarta vez uma mulher aparece como candidata, Vitemária Bez (PMDB), vice de Amilton Lemos. As candidaturas para a Câmara Municipal foram em número de 109, sendo 29 mulheres, que juntas conseguiram 5.056 votos (7% do total do eleitorado). Neste ano nenhuma mulher foi eleita e os destaques foram: Sônia Machado Tournier (PMDB), com 458 votos; Lúcia Flávia Corrêa Garcia (PFL), com 689 votos; Albertina Carvalho (PP), com 899 votos e Marta Estelina Vargas (PSDB), com 944 votos.

Em 2008 as mulheres foram protagonistas de 18 das 92 candidaturas à Câmara de Vereadores e fizeram 5.864 votos (8% do eleitorado). Mais uma vez nenhuma conseguiu se eleger. As quatro mais votadas foram: Antonia Rodrigues Rosa (PT), com 587 votos; Reneuza Borba (PTB), com 665 votos; Marta Estelina Vargas (PSDB), com 1003 votos e Albertina Terezinha Carvalho (PSDB), com 1147 votos.

Em 2012, com o aumento do número de vagas em disputa, aumentaram também as candidaturas à Câmara. Do total de 205 candidatos, 57 eram mulheres, que conquistaram 6.865 votos (9,2% do eleitorado). Novamente não houve mulher eleita e as 4 mais bem votadas foram: Rita de Cássia S. M. de Oliveira (PMDB), com 397 votos; Marta Estelina Vargas (PSDB), com 612 votos; Albertina Terezinha Carvalho (PSDB), com 700 votos e Teresinha Figueiredo Zabot (PSD), com 1064 votos.

Nas eleições de 2016 tivemos a quinta candidatura feminina em chapa majoritária. Gladys Helena da Cruz (PSC) foi candidata a vice-prefeita em dupla com Edi Carlos de Almeida. Para a Câmara Municipal candidataram-se 56 mulheres, num universo de 176 candidaturas. Elas conquistaram 7.321 votos (9,6% do eleitorado), mas, sem eleger nenhuma. As quatro mais votadas foram: Albertina Terezinha Carvalho (PSDB), com 486 votos; Luciane Tokarski (PSD), com 567 votos; Rita de Cássia S. M. de Oliveira (PMDB), com 734 votos e Teresinha Figueiredo Zabot (PSD), com 1063 votos.

Em 2020, numa eleição no período da pandemia de covid, mais uma mulher foi candidata a vice-prefeita: Cleusa Rodrigues (PSL), na chapa de Diego Goulart. Para a Câmara Municipal, das 207 candidaturas, 67 eram de mulheres, que obtiveram 6.377 votos (8% do eleitorado). Luciane Tokarski (Republicanos) foi eleita com 1.261 votos.

Entre eleitas e suplentes, até hoje, 16 mulheres assumiram cadeiras na Câmara Municipal, em tempos distintos, contribuindo assim com o desenvolvimento da política tubaronense.


Loteria

Um rapaz pobre ia todo dia à igreja e implorava à imagem de um santo no altar:
- Meu santinho, por favor, por favor, por favor, faça com que eu ganhe na loteria!
Após alguns meses daquela ladainha, o santo, já irritado, se transformou em gente, desceu do altar, encarou o homem e disse:
- Meu filho, por favor, por favor, por favor, compre um bilhete!

Sextou

Na última sexta-feira de junho, dia 28, no Centro Municipal de Cultura Willy Zumblick, acontece mais uma edição do Sextou Cultura. O projeto, idealizado pela Fundação Municipal de Cultura, reúne apresentações artísticas, feira de artesanato, feira literária, gastronomia e diversão. Tudo acontece a partir das 17 horas, indo até as 22 horas. O tema do evento é “Festas Juninas” e no palco estarão atrações como Coral Unisul, Dança Ritmos, Lira Tubaronense, Germano Kuerten, a superbanda Aradois e outras intervenções culturais.

Felicitômetro

Segundo o sociólogo e filósofo polonês Sygmunt Bauman, o defeito da felicidade que buscamos nos últimos tempos é que ela tem que ser atestada pelos outros. E é mesmo. Hoje as pessoas vivem postando no mundo virtual imagens dos seus atos, geralmente em poses planejadas e com aplicação de filtros. O número de “curtidas” que tais postagens recebem é que estabelece o “felicitômetro” de cada um. A vida que as pessoas querem é aquela que elas projetam nas redes sociais, que precisam, no entanto, da aprovação dos internautas.
 

Vereadora

A professora Lúcia Flávia Corrêa Garcia, única mulher eleita vereadora duas vezes em Tubarão (1988 e 2000), na foto com o marido Bimbo, os filhos Ranieri e Ramon, as noras Francielen e Vanessa e o neto Téo. 
 

A Dose de Riso

O nosso amigo, jornalista Fernando Freitas, lança no mês que vem o seu livro “A Dose de Riso”. A obra é baseada no programa RYT (Riso, Yoga e Terapia), desenvolvido pelo autor, que propõe um mergulho no universo das emoções. Sucesso, garoto! 


Frase solta, que deveria estar presa:
“O objetivo é ser rico, não parecer rico”.

 

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR