06 DE MAIO DE 2024
Fechar [x]

RAMIRES LINHARES

24/04/2024 02:47

Ditos Ditos

Bom dia, boa tarde, boa noite, conforme a ocasião!

Canções de ninar, de roda, frases célebres, historinhas ou poemas, cujas autorias já se perderam no tempo, mas que continuam sendo utilizados por crianças e adultos, nem sempre são transmitidas da forma original. Por diferenças de sotaques, de sonoridade das palavras ou mesmo por falta de cultura e conhecimento de algum interlocutor, às vezes erros e enganos são identificados. Resgatamos alguns exemplos, confira:

“Hoje é domingo, pé de cachimbo...” Se você já declamou assim esse poema infantil, saiba que pé de cachimbo não existe. A expressão correta seria: “hoje é domingo, pede cachimbo...”, alusão ao hábito de se fumar cachimbo somente aos domingos.

Outro versinho famoso, que também é transmitido de forma errada, é o da batatinha. As pessoas costumam dizer: “batatinha quando nasce, esparrama pelo chão...”, mas o correto é: “batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão...”

Um termo que é muito utilizado, principalmente pelos descendentes de açorianos aqui da região, é “cor de burro quando foge”, referindo-se a uma cor difícil de definir. Pois bem, burro não muda de cor quando foge. Na verdade, a expressão original queria dizer “corro de burro quando foge”, expressando medo de algo que ocorre repentinamente.

“Quem tem boca vai a Roma” é outro termo repetido de forma errada. Tem quem ache que o significado da expressão é que quem se comunica vai até Roma. Na verdade, a expressão original é:

“quem tem boca, vaia Roma”, originária de uma época em que os governantes romanos enfrentavam grande oposição popular.

Batman

O empresário, palestrante e filantropo Cristiano Zanetta Matos, o conhecido Batman do Brasil, está hoje na “Cidade Azul”, onde faz palestra para os alunos do Ensino Médio do Colégio Dehon. Cristiano é considerado uma das principais referências no campo da humanização e tem desempenhado um papel significativo na reinvenção das ações sociais em todo o Brasil, conforme destacado pela Federação Brasileira dos Hospitais. Sua notável contribuição já lhe rendeu medalhas de honra do Exército e outras honrarias, especialmente pelo trabalho realizado junto a pacientes oncológicos em hospitais.

Prova

Dia de prova no colégio e aquele professor substituto, chato pra caramba, deu exatos 60 minutos aos alunos para responderem as questões. Quando o tempo acabou foi um alvoroço só e todos entregaram, menos um dos alunos, que foi entregar sua prova 10 minutos depois, quando o professor já estava arrumando as coisas para ir embora. 
- Agora é tarde. Não recebo mais.
O aluno então disse, alterado:
- O senhor sabe com quem está falando?
- Não. Por quê?
- Tem certeza?
- Tenho sim. Eu não tenho o desprazer de te conhecer!
O aluno então pegou sua prova, enfiou no meio da pilha que estava sobre a mesa, embaralhou um pouco e se despediu do professor, tranquilamente.

História

Não adianta você querer continuar escrevendo a história da sua vida com uma caneta que vive falhando com você!
Isso não é sobre canetas, tá?

Tá na égua

“Feito nas coxas”. 
Mal feito; de baixa qualidade; feito com muita rapidez. Referência ao processo de produção de telhas no Brasil colonial, quando escravos moldavam o barro nas próprias coxas.

Aniversário

Era aniversário de casamento do meu amigo e ele acordou triste e pensativo, e assim ficou durante todo o dia. No fim da tarde a esposa perguntou:

- Por que estás assim tão triste hoje?

- Estou lembrando o que o teu pai disse há 20 anos: Casa com ela ou pegas 20 anos de cadeia.

- Deixa isso prá lá. Já faz tanto tempo.

- É, mas hoje eu estaria sendo solto.
 

Orixás

Abriu ontem e vai até o dia 29 de abril, no Centro Municipal de Cultura, a exposição “Jorge/Ogum, o Senhor dos Caminhos”, uma mostra fotográfica feita por Christian Parente, com a temática do Santo Guerreiro “São Jorge”, no sincretismo religioso, “Ogum”. A mostra tem a curadoria da jornalista Emanuela da Silva e foi idealizada pela recém-organizada setorial Afro-Brasileira, que fará parte do Conselho Municipal de Políticas Culturais. Além da exposição das fotografias, a mostra traz produtos artesanais e eventos relacionados ao tema. A exposição integra o programa Olha a Arte, da Fundação Municipal de Cultura. 
 

Ela é fera

A minha amiga Aline Martins, que mostra toda sua competência em eventos por toda a região, agora faz sucesso também como modelo de fotos e vídeos de publicidade. É show essa menina!

Frase solta, que deveria estar presa:

“Um dia você é jovem. Noutro está andando com pano de prato no ombro e se perguntando “o que eu ia fazer mesmo?”.

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR