18 DE MAIO DE 2024
Fechar [x]

Rede de solidariedade ajuda vítimas das chuvas

Região se mobiliza para arrecadar doações destinadas ao Rio Grande do Sul

06/05/2024 06:00|Por Redação

Diversas ações estão sendo realizadas na região para ajudar as vítimas das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul nos últimos dias. Em Tubarão, a prefeitura instalou um ponto de coleta de donativos na sede da secretaria de Segurança, Trânsito e Patrimônio, na avenida Expedicionário José Pedro Coelho, 1.130, no Centro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A movimentação no fim de semana foi grande e a ideia é que o ponto siga recebendo doações ainda nesta semana. Os itens mais necessários são colchões, roupa de cama, água, alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e de limpeza.

O Instituto Nossa Família também arrecada alimentos, roupas e produtos de limpeza para as pessoas afetadas no estado vizinho. O contato com o instituto pode ser feito pelo WhatsApp (48) 9669-1245. A Igreja Santa Clara, no bairro Vila Esperança, e a Catedral também divulgaram campanhas de arrecadação de donativos. 

Doação via pix   

O governo gaúcho reativou o canal de doações para a conta SOS Rio Grande do Sul. Foi restabelecida a chave pix do CNPJ 92.958.800/0001-38, a mesma utilizada no ano passado, vinculada à conta bancária aberta pelo Banrisul. Os recursos serão integralmente revertidos para o apoio humanitário às vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestrutura dos municípios.

Surfistas ajudam em resgate

A equipe do Jagua Boys, formada por surfistas de Jaguaruna e Laguna, está no Rio Grande do Sul para auxiliar as famílias afetadas pelas fortes chuvas. Ontem, eles iniciaram os trabalhos de resgate com auxílio de motos aquáticas em Porto Alegre. Os surfistas foram orientados a tomar medicações contra leptospirose devido ao contato com a água contaminada. Já Imbituba montou um ponto de arrecadação de donativos na secretaria de Assistência Social e Habitação, na avenida Doutor João Rimsa, 531, no Centro. Todas as 26 unidades operacionais e sete delegacias da PRF no Estado estão recebendo doações.

Mortes passam de 70

Até as 12h de ontem o Rio Grande do Sul registrava 75 mortes, 155 feridos e 103 pessoas desaparecidas. Ao todo, 781 mil moradores foram afetados pelos temporais.

O Aeroporto Internacional de Porto Alegre (Salgado Filho) permanece fechado e com todas as operações suspensas até pelo menos a próxima sexta-feira (10). A informação foi confirmada pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).

Ontem, o governo do Rio Grande do Sul informou que o total de barragens em situação de emergência com risco iminente de ruptura por causa das fortes chuvas subiu para seis no estado. No sábado, apenas duas barragens estavam em situação de emergência.

Agentes das Forças de Segurança de Santa Catarina seguem atuando no RS, entre eles policiais militares e bombeiros militares. 

Sol e calor até quarta

As chuvas também provocaram estragos em Santa Catarina, principalmente no Litoral Sul e nas regiões Oeste e Meio-Oeste. Ontem, a chuva já deu uma trégua e hoje o tempo se mantém firme, com predomínio de sol em todas as regiões. Não há riscos para ocorrências meteorológicas, segundo a Defesa Civil do Estado. À tarde, as máximas oscilam em torno dos 30°C na maioria das regiões e entre 24 e 28°C no Planalto Sul.

O ar quente e seco continua a manter o tempo firme ao longo desta terça. Novamente, o Litoral e áreas próximas apresentam nuvens e nevoeiros no amanhecer e posteriormente no período noturno, mas sem indicativos para chuva.

Na quarta, a chegada de uma frente fria traz novamente chuva ao estado. O tempo instável segue na quinta-feira. 

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR