Bom dia, boa tarde, boa noite, conforme a ocasião.
Muitas brigas ocorrem porque, na prática, os envolvidos estão tendo duas conversas diferentes.
Muitas vezes as pessoas pensam que estão se comunicando, quando na verdade estão apenas reagindo uma à outra. Essas reações rápidas deixam ambos se sentindo incompreendidos e desconectados e muitas vezes o problema é algo muito pequeno.
Há paralelos que não combinam na hora de uma discussão, daí é difícil não virar briga.
Uma pessoa está compartilhando como algo a impactou emocionalmente. A outra está focada em esclarecer que essa não era a intenção.
Uma pessoa está revelando seus gatilhos e feridas. A outra está se defendendo com base em fatos.
Uma pessoa está falando sobre a situação atual. A outra está trazendo à tona questões do passado não resolvidas.
Uma pessoa está falando sobre sentimentos. A outra está tentando falar sobre lógica.
Uma pessoa está dando feedback para melhorar a relação. A outra está percebendo isso como uma crítica pessoal.
Estas partes do processo querem sentir que podem conversar sobre qualquer coisa, sem se preocupar com as reações da outra. Mas isso não existe. Ambas devem assumir a responsabilidade por suas reações e aprender caminhos saudáveis para conversas difíceis.
Que sejamos bons de conversa e ruins de briga.
Terapia
Tem muita gente fazendo terapia hoje em dia. Mas você já parou pra pensar que essas pessoas só fazem terapia por causa das que não fazem? Se todos fizessem, ninguém precisaria fazer, né?
Niver
A minha amiga Marlise Gisela Nunes, senhora Iberê Aguiar Jaques, soprando velinhas hoje. Parabéns, querida!
Bodas
O jornalista Arilton Barreiros e sua amada De Lourdes estão celebrando 53 anos de um feliz matrimônio. As “bodas de antimônio” estão sendo celebradas em família. Parabéns!
Portal
A prefeitura de Tubarão lançou esta semana o seu novo Portal da Transparência. O lançamento contou com a presença de representantes de diversos segmentos sociais, que puderam conferir em primeira mão as funcionalidades da nova ferramenta. O novo portal levou cerca de três meses para ficar pronto e entrou no ar com 95% dos conteúdos já atualizados. A secretaria de Gestão coordenou o processo de implantação da ferramenta e coube ao secretário Altir Mello demonstrar as áreas que agora poderão ser acessadas com mais facilidade pelos cidadãos tubaronenses.
Frase solta, que deveria estar presa:
“Para ser feliz a gente não precisa sair do lugar, a gente precisa ser o lugar”.