Bom dia, boa tarde, boa noite, conforme a ocasião!
Abrimos a coluna hoje com uma crônica “fresquinha” do escritor tubaronense Maciel Brognoli, que quase semanalmente nos brinda, através do portal Sul Agora ou pelas redes sociais, com escritos formidáveis, de acalentar a alma, como o que segue:
“Quando a tristeza e o desânimo me empurram para o silêncio espiritual e físico na penumbra solitária do meu quarto, volto meus olhos para o estreito fio de luz brilhante que atravessa a fresta da porta. A falta de beleza no mundo é só uma sensação temporária que habita meu ser.
Sei que lá fora, na claridade, existem flores, beija-flores e tantos outros encantos esperando para serem apreciados e tornarem meu dia mais feliz. Em dias de chuva e sol, instintivamente ergo meus olhos ao alto na expectativa de vislumbrar a promessa de Deus aos homens, materializada em sete cores, adornando o céu da cidade em forma de arco.
Quando percebo que as repetições da vida fazem minha cabeça baixar e meu olhar perder a admiração pelo extraordinário bater de asas de uma borboleta, volto-me para dentro de mim. Busco no meu interior as lembranças da criança sorridente e de olhos brilhantes que fui um dia, especialmente aquela memória marcante de um final de tarde distante, quando fiquei fascinado pelas cores de um arco-íris suspenso no ar.
Ontem, ao entardecer, parei no deck dos casarios coloridos para contemplar a vida que pulsa naquela região. Em um salgueiro à margem do rio, vive um sabiá de peito vermelho que presenteia todos os que por ali passam com sua música encantadora. Capivaras pastam ao lado de pequenas flores amarelas que brotam ao acaso, cultivadas pelas mãos invisíveis da Mãe Natureza.
Tainhotas saltitantes revelam que há muita vida oculta nas águas escuras do Rio Tubarão - um rio que, aliás, não se importa com os obstáculos que lhe são impostos: ele desvia e segue seu rumo, até deixar de ser pequeno e escuro para se transformar em um imenso mar azul.
Aqui fora não há portas; a vida pulsa em todas as partes e sempre haverá no horizonte um belo e caloroso pôr do sol, incansável em iluminar meus (nossos) dias”.
Fada
- Por que você está chorando?
- É porque eu sou muito gorda.
- Você está com sorte, eu sou a sua Fada Madrinha, faça um pedido que eu vou te ajudar.
- Então tá, quero um X-salada com ovo e bacon!
Viver
Um dia vamos acordar e fazer coisas pela última vez, sem saber que estará sendo a última vez. Viva direitinho aí, tá?
Papo de casal
- Há 28 anos que tudo o que você faz é encontrar erros em tudo o que eu digo!
- 29 anos, querido.
Celebrando
A querida amiga Daiane Viccini, senhora Cristiano Carrador, que sempre nos presenteia com seu riso alegre e motivador, celebra hoje mais um ano de vida. Parabéns!
Lançamento
A jornalista, professora e escritora Tatiana Dornelles lança hoje sua mais nova obra, “World of Colours”, às 19h, na escola de idiomas Wizard, em Tubarão. É a versão em inglês britânico do seu livro Mundo das Cores, lançado em novembro. Parabéns, querida!
Ciência, Tecnologia e Inovação
É amanhã o 1º Congresso Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCT&I) em Tubarão. O evento acontece no Salão Nobre da Fundação, a partir das 8h, estendendo-se durante todo o dia. Uma oportunidade para profissionais, pesquisadores e acadêmicos interagirem, compartilharem conhecimento e aperfeiçoarem suas habilidades nas áreas propostas, junto com os especialistas de diversas regiões do país que se apresentarão no congresso. O evento é idealizado pela Fundação InoversaSul, com liderança do vice-presidente, Gean Carlos Fermino, e da equipe do Escritório de Projetos da instituição. Informações nas redes sociais: @cnctiinoversasul.
Frase solta, que deveria estar presa:
“Eles combinaram de nos matar, mas nós combinamos de não morrer.”