Bom dia, boa tarde, boa noite, conforme a ocasião.
Estudos da história têm revelado que somos uma civilização construída sobre os fundamentos da escrita. O homem, no seu aspecto histórico-cultural, tem sido grandemente um produto do livro.
Relatório feito pela Unesco sobre o hábito da leitura no mundo concluiu que nenhum outro processo de comunicação, inclusive o eletrônico, é instrumento mais adequado de treino mental e fortalecimento do poder da imaginação do que o contato humano com o material impresso, o livro.
Educadores e cientistas sociais destacam que, ao lado da comunicação de massa, vem se desenvolvendo a moderna sociedade instruída. Uma sociedade que não só garante a todos uma instrução básica, mas também se preocupa com o ensino dos adultos.
Até porque no mundo de hoje (e no de amanhã), jamais deixaremos de ser alunos. Nesse contexto educacional o livro é instrumento fundamental.
Já disse o mestre Antônio Houaiss: “O livro, materialmente, na sua feição mais requintada ou generalizada – folhas de papel impresso, alçadas, coligadas e vestidas, numa unidade portátil –, esse livro pode desaparecer, mas não desaparecerão com sua fisicidade, suas mensagens e seus códigos”.
Lugar
Eu não tenho um lugar favorito. O que eu tenho são pessoas favoritas, e sempre que eu estou com as minhas pessoas favoritas, o lugar onde a gente está se torna o meu lugar favorito.
Papo de açougue
- Tá bonita esta costela, hein?
- Tá sim, freguês. E dá para umas 5 pessoas, sem problemas.
- Então não posso levar. Lá em casa não tem 5 pessoas sem problemas...
Papo de bar
- O senhor aceita uma bebida?
- Sim, aceito.
- Nós temos uísque, vodka, vinho, cerveja, chope e uma cachacinha da boa.
- Pode ser nesta ordem, sim.
Celebrando
O amigo Daniel Poletti, celebrando mais um ano de vida e recebendo o carinho da sua amada, Muri.
Comenda
Na sessão de homenagens da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, o nosso doutor José Warmuth Teixeira recebendo a Comenda do Legislativo Catarinense, por indicação do deputado estadual Estêner Soratto. Parabéns!
Nova presidente
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Tubarão realizou sua assembleia geral na última terça-feira, quando tomou posse a nova presidente da entidade, Karen Brodbeck. Eleita por aclamação na assembleia de outubro, a nova presidente vai suceder Fernando Nandi e comandará a instituição de 2025 a 2026. A empresária, sócia-proprietária da Alcidino Maison, é filha da ex-presidente Eliane Fernandes, que comandou a CDL Tubarão em 2001-2002 e 2010-2011.
Karen assumirá a função no dia 1º de janeiro de 2025 e terá como vice-presidente o lojista Marciano Michels, proprietário da Farol Móveis.
Frase solta, que deveria estar presa:
“Nunca chore por algo que não pode chorar por você”.