Descobri que, quando vier a Tubarão agora em abril, ao lado de seus principais assessores e secretários, cumprindo mais uma etapa do governo itinerante que tem percorrido vários pontos de Santa Catarina, o chefe do Executivo estadual, Jorginho Mello (PL), vai trazer um “agradinho” especial ao seu - por que não dizer - amigo pessoal, o prefeito Estêner Soratto Júnior, também do Partido Liberal. Minha fonte revelou que o governador chega a Tubarão com uma mala cheia de recursos, que não serão só para a nossa cidade - é óbvio -, mas boa parte ficará aqui. Segundo essa mesma fonte, é grana “pra burro”, e vai permitir que a dobradinha Soratto/Denis dê o pontapé inicial na marca do governo que é “Um Novo Tempo para Tubarão”.
Uma cara nova para a infra
Até agora o prefeito ainda não revelou - pelo menos não tornou público - qual o destino que dará aos recursos, mas é possível que atenda a várias áreas. Também não se sabe se o governo estadual vai passar a grana de forma global ou em parcelas, e também se vai fazer uma contribuição direta ou individualizada, através de convênios com as respectivas secretarias. Uma coisa é certa: parece que o prefeito vai investir forte numa área específica. Pretende dar uma cara nova, bem como a possibilidade de criar uma nova diretriz, aos serviços desenvolvidos pela secretaria Municipal de Infraestrutura.
A volta da grande frota
É que tanto Soratto quanto Dênis, e também o secretário da pasta Fabiano Modolon, pensam que nem eu, que não se pode conter esforços para se ter uma prefeitura com um robusto parque de obras, equipado com o que tiver de melhor em veículos, máquinas e demais equipamentos. Esse atual modelo (contratação terceirizada) pode ser muito bom para evitar manutenção e gastos com pessoal, mas é péssimo no que tange à celeridade dos serviços prestados, já que é burocrático, depende de licitações e renovação de convênios, além de deixar a prefeitura capenga, com o setor de obras pouco podendo planejar. Além do que economiza.
Economizar acima de tudo
Ontem, numa entrevista que me concedeu na Rádio Cidade, o secretário Fabiano do Sertão, como é conhecido, foi taxativo em afirmar que, tendo uma frota preparada, a prefeitura vai economizar mais de 40% em cada obra maior que for realizar na cidade. Ainda mais agora que, com o futuro funcionamento da usina de asfalto do consórcio CIS-Amurel em Pedras Grandes, os operários da municipalidade vão praticamente fazer tudo quando forem pavimentar uma rua.
Máquinas e caminhões
Quando o questionei sobre quais equipamentos poderiam vir para a sua secretaria, Fabiano desconversou, dizendo que isso está sendo acertado pelo prefeito junto ao governo do Estado e, mesmo que ele soubesse, não iria ser indelicado, pois cabe ao prefeito anunciar. Então tá. Mas vai ter coisa nova. Aguardem.