O sonho já existe desde os tempos em que o prefeito Soratto Júnior era apenas vereador. Tanto que naquela ocasião ele conseguiu fazer com que seus pares na Câmara aprovassem um PL que permitia à municipalidade fazer parcerias com profissionais liberais ou empresas privadas para a adoção, plantio de folhagens e flores, e manutenção dos canteiros centrais da avenida Marcolino Martins Cabral.
Reativar o processo
Com sua eleição para deputado e ida para Florianópolis, o trâmite das parcerias acabou não ganhando o ritmo imaginado, mas ele já garantiu que, na condição de prefeito, não só vai reativar o processo como estendê-lo - mais à frente - para outras vias públicas e rótulas da cidade. Agora, o interessante é que, mesmo havendo esta perspectiva, ontem a secretaria municipal de Serviços Públicos e Zeladoria, comandada pelo professor Jó Kruger, iniciou um trabalho de revitalização completa das rotatórias existentes ao longo da Avenida Marcolino Martins Cabral.
Embelezando as rótulas
A impressão que fica é que a revitalização e manutenção das rótulas, por serem equipamentos mutáveis, sujeitos a serem alterados conforme as necessidades do sistema de mobilidade urbana, devem ficar mesmo sob a responsabilidade da prefeitura através dos Serviços Públicos. Mesmo porque não seria nada agradável um empresário investir valores significativos para ajardinar uma rótula e, em algum momento, a prefeitura tenha que ir lá e desmontar tudo.
Flores e desenhos
Os serviços iniciados ontem por máquinas e operários da prefeitura, se constituindo na colocação de flores com formação de novos desenhos, começaram pela conhecida rótula da Tursul, no bairro Passagem, que serve de acesso à Ponte Stélio Cascaes Boabaid. Segundo a própria secretaria, os serviços serão feitos em todas as rótulas existentes até o cruzamento com a rua Rui Barbosa. Aliás, aquela ali deve receber também uma estrutura diferente, pois hoje ela funciona de forma provisória, apenas com o uso de tachões.