Conforme prometi, vou dar durante a semana uns pitacos sobre eventos de sábado e domingo que envolveram agentes, secretarias e outros órgãos da municipalidade e que acabaram despertando tanto o interesse, quanto a curiosidade da população tubaronense: as obras de restauração de uma ponte no Passo do Gado e um programa de lazer para as famílias numa das praças do Centro da cidade. Em ambos os casos, uma característica bem peculiar se fez presente: a voluntariedade dos envolvidos.
A ponte do Jarrão
O caso da conhecida como “Ponte do Jarrão”, que liga a comunidade do Passo do Gado à rua Tenente João Luiz Maus, por exemplo, foi icônico e pode-se dizer que já passou para a história. A princípio, o secretário de Infraestrutura, Fabiano Modolon, apenas havia programado a restauração da ponte com uma pequena equipe de operários da prefeitura. Trabalho programado para todo o final de semana e, inclusive, com o anúncio junto à comunidade de que a referida ponte estaria bloqueada de sábado cedo a segunda-feira.
Pegando junto
A ideia era trabalhar sábado e domingo o dia todo e, se ainda fosse preciso, fazer os acabamentos finais na segunda-feira pela manhã. De repente, na manhã de sábado, para surpresa de muita gente (não sei se também do secretário, acho que não, creio que ele tenha provocado os colegas), o prefeito Soratto, vice Denis, outros secretários e vários vereadores – cujos nomes não vou citar porque posso acabar esquecendo alguém – apareceram na obra e meteram a mão na massa. Sim, simplesmente meteram a mão na massa.
Cada um fez o que sabia
Quem entendia de madeira ajudou a serrar as tábuas e pregar, quem não entendia pegou enxadas e ancinhos e foi aparar o mato e limpar as barrancas do Rio da Madre, e quem não entendia de nada, pelo menos, ficou a fazer graça para alegrar os parceiros. O interessante foi a chamada “união de forças” e, ainda no final do dia de sábado, já no anoitecer, tudo estava praticamente concluído e pequenos acabamentos foram feitos no domingo pela manhã, com a ponte entregue novamente à comunidade.
Além das redes sociais
O mais interessante é que muita gente, da própria comunidade e também de fora, atraídos por vídeos que espocaram na internet, foram lá na obra para ver se era verdade, e se os senhores políticos não estavam apenas posando para “aparecer” nas redes sociais. Bom, se essa era a única intenção de alguns daqueles envolvidos, isso é impossível saber, mas uma coisa é certa: todos ficaram lá durante o dia todo, e trabalhando bastante. Como disse um internauta no Instagram: “Se queriam apenas aparecer, então que apareçam sempre. A comunidade agradece”.