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MILTON ALVES

09/04/2025 06:00

Dinheiro para  os aposentados

Essa de fato é uma boa notícia para os milhões de aposentados brasileiros. Entre a semana final deste mês de abril e o final da primeira semana de maio, todos terão um dinheiro a mais em suas contas. Isso porque o governo federal vai antecipar o pagamento da primeira parcela do 13º salário para aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Quem recebe menos
A primeira parcela do 13° para quem recebe até um salário mínimo começa a ser creditada nas contas a partir do dia 24 de abril, conforme o número final do cartão de benefício, sem levar em conta o último dígito verificador, que aparece depois do traço. Ou seja, quem tem o número final 1 recebe no dia 24 de abril. Os pagamentos vão até dia 8 de maio, dia em que aqueles que têm o número do benefício terminado em 0 recebem a primeira parcela do abono. 

Quem ganha mais
Quem ganha acima do piso nacional e tem o número final 1 e 6 recebe a primeira parcela do 13° dia 2 de maio. Os depósitos correspondem a 50% do benefício e devem terminar em 6 de junho, dia que ocorre o pagamento da 2ª parcela para quem ganha acima do piso nacional, conforme o final do benefício. Segundo o Ministério da Previdência Social, a antecipação do abono natalino injetará R$ 73,3 bilhões na economia. Que bom.

Nem parece que está em crise
Você sabia que mesmo passando por uma crise financeira – pelo menos é o que eles dizem – a Empresa de Correios e Telégrafos do Brasil, conhecida como “Correios”, continua sendo uma das principais patrocinadoras de eventos a serviço do governo Lula? Pois então. Dados recentemente divulgados dão conta de que, só neste terceiro mandato do governo petista, os Correios já desembolsaram R$ 38,4 milhões em patrocínios, incluindo R$ 6 milhões para o festival Lollapalooza e R$ 4 milhões para a turnê Tempo Rei, de Gilberto Gil, estes dois promovidos no ano passado.  

Brincando com a nossa cara
Agora, pior que o gasto em si, são os argumentos da estatal para justificar tais barbaridades com o dinheiro público. Segundo a empresa, o contrato com o Lollapalooza, por exemplo, buscou fortalecer a imagem de inovação junto a um público jovem que não teve, nos últimos anos, tanta experiência com a mesma. Para os estrategistas de marketing dos Correios, o patrocínio permitiu associar sua marca a um dos maiores eventos de música do país e do mundo. E a pergunta que fica é: o que isso, de fato, rende para os Correios? Verdadeiramente, nada! Só podem estar de brincadeira.

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