14 DE NOVEMBRO DE 2024
Fechar [x]

MILTON ALVES

11/11/2024 06:00

A nova comunicação

Tive oportunidade de participar durante todo o dia, no último sábado, no auditório do Castelmar Hotel, em Florianópolis, do Acaert Talks, um evento promovido pela Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão, dedicado a diretores e profissionais dos canais de comunicação associados em nosso estado. A ideia? Discutir a manutenção da importância do rádio e da tevê no dia a dia da sociedade brasileira, e a necessidade dos profissionais se adaptarem à nova realidade em tempos de plataformas digitais e inteligência artificial com Chat GPT e outras ferramentas.    

Palestrantes e suas histórias
Além dos workshop com temas técnicos sobre a evolução da comunicação na era digital e dicas para o melhor aproveitamento das ferramentas, tivemos durante o dia palestras ministradas por profissionais reconhecidos do jornalismo brasileiro, que falaram de suas vidas e as iniciativas que os levaram a ter sucesso na profissão, como por exemplo o caso de Maria Cláudia Santos, diretora de jornalismo da Rede Itatiaia, de Minas Gerais, que descobriu nas plataformas multimídias o formato ideal para colocar a emissora entre os cinco principais portais de informação da internet brasileira.  

Menino num estúdio
E vários outros casos de interessantes histórias de vida foram contados nas palestras, como por exemplo a de Milton Jung, um gaúcho que é o principal âncora da Rede CBN, e que passou parte da sua infância dentro de um estúdio ao lado do pai, Milton Ferretti Jung, noticiarista que fez enorme sucesso nos anos 50, 60 e 70 apresentando o Repórter Renner na antiga Rádio Guaíba. Foi dele que Milton herdou o fascínio pelo microfone.  

Mariana Godoy e o padre
E tivemos também a palestra de Mariana Godoy, que muito antes de fazer sucesso como apresentadora de jornalismo em tevê (ela hoje está na Record), viveu uma inusitada experiência de vida ao se ver apaixonada por um padre superamigo, que era colega de trabalho numa tevê católica, onde iniciou sua carreira no jornalismo. Mariana contou que, ao tentar se afastar para não prejudicá-lo no sacerdócio, descobriu que o sentimento era recíproco. O padre, Dalcides Biscalquin, largou a batina e eles estão casados até hoje. Relembrar essas vivências pessoais foi uma fórmula que os organizadores do evento encontraram para alertar que canais de mídia e informação podem evoluir para além do imaginário com a tecnologia, mas tudo ainda funciona na relação profissional/audiência com nossas histórias de vida.   

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR