Domingo, 22 de junho de 2025
Fechar [x]

MILTON ALVES

21/05/2025 06:00

A instável política brasileira

Sem muito alarde, depois de diversas conversas nos bastidores, um jabuti na PEC que está sendo discutida apresenta indícios de que o Senado vai votar o fim da reeleição e o aumento do mandato presidencial para cinco anos. A esquerda quer aproveitar e aumentar o tempo de mandato para senadores para 10 anos, mas isso não incluiria 2026. O absurdo aumento do tempo de mandato dos senadores seria progressivo. Ou seja: o que a esquerda quer é manter, o quanto puder, o maior número possível de senadores que professem sua ideologia. Sabe muito bem que 2026 deverá marcar uma mudança bem significativa neste contexto. Em tempo: o PL está defendendo o contrário, diminuir os mandatos de senadores de oito para cinco anos.

Lula e a rejeição
E o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realmente vive o seu maior inferno astral desde quando virou presidente da República, no distante 2003, quando do início do seu primeiro mandato. Além de ter despencado nas pesquisas e não poder aparecer em eventos públicos abertos, agora até nos fechados a coisa está complicando. Ontem, num grande evento da Marcha dos Prefeitos, o presidente foi vaiado em pelo menos três momentos. Primeiro, ao ser anunciado para entrar no palco. Também teve aplausos, mas as vaias foram preponderantes. Alguns ministros presentes fizeram menção de reprimir as manifestações, mas o presidente ignorou. Depois, foi vaiado quando começou a falar e ao descer do palco.

As cidades mais limpas do planeta
A qualidade do ar em grandes cidades é um tema de crescente preocupação mundial. Com o aumento da urbanização e industrialização, manter um ambiente limpo e saudável tornou-se um desafio significativo. Recentemente, um estudo da plataforma IQAir destacou as cidades mais limpas e mais poluídas do mundo, com base nos níveis de partículas finas (PM2.5) no ar.

Os riscos da poluição
Essas partículas são especialmente preocupantes devido ao seu impacto na saúde humana, contribuindo para doenças respiratórias e cardiovasculares. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que milhões de mortes anuais estão relacionadas à poluição do ar, ressaltando a importância de medidas eficazes para melhorar a qualidade do ar nas cidades.

As primeiras 
De acordo com o estudo, a Austrália se destaca como um exemplo de sucesso na manutenção da qualidade do ar. Sydney, a cidade mais populosa do país, lidera o ranking das cidades mais limpas. Camberra e Melbourne também aparecem na lista. Os Estados Unidos têm Detroit e Minneapolis, que têm implementado políticas eficazes de controle de poluição. A Nova Zelândia e o Afeganistão completam a lista com Auckland e Cabul, respectivamente.

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR