Há quem acredite na possibilidade de ressocialização de quem cumpre penas em cadeias do Brasil. Jair Bolsonaro certamente não fazia parte desse grupo, mas esse posicionamento pode estar sendo atualizado neste exato momento. Vejamos: não faltam registros em que o ex-presidente defende que os presídios sirvam como masmorras a quem, por qualquer razão, vá parar lá dentro. O mesmo valia para quem adoeceu na pandemia. Chorar as mortes de familiares e amigos virou sinônimo de “mimimi” de um “país de maricas”. A exaltação de torturadores também foi muito frequente, não vale a pena nem lembrar. Mas vemos no noticiário dos últimos meses que Jair é uma nova pessoa. Sua principal característica, vejam só, se tornou a sensibilidade: do barulho no ar-condicionado de sua cela à percepção de que os apenados são seres humanos dignos de respeito. Precisam de assistência de saúde e de todos os direitos humanos. O homem que imitava pessoas que morriam sem ar agora adquiriu um olhar humanitário. Vai até ler livros para diminuir a pena – essa foi mais difícil de acreditar, mas um homem tão sensível há de estar falando a verdade.
De Toni no Novo
A deputada federal Caroline de Toni está muito próxima de se filiar ao Novo, anuncia a imprensa estadual. É uma notícia ruim para Jorginho Mello, de um jeito ou de outro. Como não há espaço para ela na chapa do PL, provavelmente o Novo chegará perto de João Rodrigues (PSD). A menos que o partido lance mesmo Adriano Silva, prefeito de Joinville, ao governo.
Rumo ao segundo turno
Nove em cada dez analistas do estado entendem que Jorginho Mello tem, com a força da máqiuna, condições de vencer o pleito deste ano no primeiro turno. Porém, se tiver que disputar o segundo turno, chega enfraquecido. Se o Novo lançar candidato, a chance de haver segundo turno aumenta.
Eleito presidente
O tubaronense Lecir dos Passos Ghisi foi eleito presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) para o biênio 2026/2027. Foi presidente do Sindicato dos Contabilistas de Tubarão e Região (Sindicont) e comandará o desafio de orientar a categoria durante a implementação da Reforma Tributária aprovada no último ano.