16 DE SETEMBRO DE 2024
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LUIZ MARINS

19/08/2024 06:00

Adoro a empresa, mas não suporto meu chefe

A frase acima me foi dita por um colaborador  de uma empresa cliente durante uma entrevista de desligamento que fiz com ele, a pedido da diretoria.

O colaborador era tido como “imperdível” pelos diretores, que foram surpreendidos por seu pedido de demissão. Daí a solicitação para que eu o entrevistasse.

Como afirma Victor Lipman em seu livro “The Type B Manager – Leading Successfully in a Type A World” – “Gerente Tipo B – Como liderar com sucesso num mundo tipo A”- (não traduzido para o Brasil até onde eu saiba), as pessoas não deixam suas empresas, mas sim seus gerentes. Lipman afirma que a relação entre gerentes e funcionários desempenha um papel crítico na produtividade e na retenção dos melhores talentos.

Outros fatores que fazem as pessoas deixar seus empregos são a falta de confiança na direção superior, a falta de orgulho em pertencer à empresa e a incerteza crônica resultante de constantes reorganizações, demissões e pressão exagerada por resultados a curto prazo. Muitos desses fatores  denotam claramente sérios problemas de liderança.

Em minha experiência como consultor, sinto dizer que ainda vejo pessoas despreparadas para assumir posições de liderança e empresas pouco interessadas em formar líderes com seriedade e constância.

Pessoas são colocadas em função de gerência e supervisão porque eram excelentes como executoras. Sem o necessário preparo, esses novos chefes se sentem perdidos e acabam  desmotivando seus subordinados com sua falta de habilidade e conhecimento de como liderar pessoas, estabelecer objetivos e metas, reforçar e, mesmo, avaliar.

Na maioria das vezes, a culpa não é das que foram promovidas, mas de quem as promoveu sem oferecer a necessária formação, acreditando que, por terem sido boas executoras, essas pessoas naturalmente saberão liderar.

O problema é que, sem formação para liderar pessoas, muitos chefes se sentem inseguros, e daí se tornam autocráticos e isolados, cometendo erros básicos que poderiam ser evitados pelo diálogo e por técnicas de como trabalhar e formar times vencedores.

Ninguém nasce líder, assim como ninguém nasce chefe. É preciso formar líderes verdadeiros que se comprometam com o sucesso de seus liderados.

Pense nisso. Sucesso!

PENSE NISSO:
- Sua empresa tem um programa contínuo de formação de lideres? Se não tem, você procura essa formação por conta própria? Sua empresa forma sucessores para as funções mais importantes, principalmente as de liderança em todos os níveis?
- Sua empresa incentiva a participação das lideranças em cursos, seminários, congressos, feiras do setor em que atua? Se não incentiva, você busca essa participação por conta própria?
- Sua empresa e você têm consciência da importância de verdadeiros líderes, que se desafiem para fazer seus liderados crescerem?
- Gerenciar pessoas é uma das mais difíceis tarefas da administração. Você procura se aperfeiçoar para ser um verdadeiro líder de times de alta performance?
- Você acredita que as pessoas não deixam a empresa e sim seus chefes?

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