Os prefeitos eleitos no começo deste mês ainda nem tomaram posse e o noticiário político estadual já mostrou os acertos feitos pelos partidos para a eleição de 2026, que elegerá governadores, deputados estaduais e federais e senadores.
Assim, ficamos sabendo que o governador Jorginho, do PL, concorrerá à reeleição, tendo o apoio de MDB e PP, e que muito provavelmente disputará o governo contra o prefeito reeleito de Chapecó, João Rodrigues, do PSD, e Décio Lima, do PT.
Para presidente, embora ainda falte o segundo turno em algumas capitais, está muito claro que Lula concorrerá à reeleição e terá contra si possivelmente a candidatura do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que deve disputar pela direita.
Óbvio que os acertos mencionados dependerão dos índices de aprovação dos governantes atuais quando a eleição estiver mais próxima. O governo indo bem, mantém os partidos da base unidos. Do contrário, migram para o outro lado, facinho.
Claro que, ao serem entrevistados, os políticos dirão que é muito cedo para falar de eleições, que nada está decidido. Tem também o inesperado. Sempre pode surgir um Marçal da vida. Mas uma eleição se ganha é nos bastidores, nos acertos feitos.
Enquanto a maioria da população já não fala mais de política, agora que passou a eleição, os que gostam dela já vislumbram os novos cenários à frente. É como alguém já disse: “Aqueles que não gostam de política serão governados pelos que gostam”.