10 DE JANEIRO DE 2025
Fechar [x]

JOSÉ WARMUTH

10/01/2025 06:00

Curiosidades da boa terra

São várias as curiosidades com as quais podemos nos deliciar, na Bahia:

Em Salvador, vimos dois meninos pescando na Lagoa do Abaeté: caniços de bambu, neles pendurados barbantes e notamos uma frequente “puxada” como se peixes  estivessem beliscando. 
Aproximei-me e perguntei à eles: “O que que vocês estão pescando aí?”  “Moedas”, responderam, mostrando que na ponta do barbante, ao invés de anzois, estavam ímãs!

Então, fiquei sabendo que muitos devotos viram-se de costas para as águas e, por cima dos ombros, jogam moedas, formulando pedidos. Tais moedas são os “peixes” dos meninos.

No estádio da Fonte Nova, vimos dois senhores comprarem um cachorro-quente para cada. Deles aproximaram-se dois meninos pedindo: “dá um pedacinho?” Ambos, então, partiram seus cachorros-quentes bem no meio e deram uma metade para cada menino, contentando-se com a outra metade.

Tal aspecto mostra a boa índole e o espírito caridoso dos baianos.

Outra curiosidade em Salvador é a “lavação da Igreja do Bomfim” que acontece uma vez por ano, quando a escadaria da igreja e seu pórtico é lavada por várias baianas. A lavação do interior da igreja é proibida.

Quando uma pessoa está braba, balança os ombros para demonstrar seu estado de espírito.

“Engrezilha” é como chamam anzóis embolados, que não dá para desenrolar. “Você é uma engrezilha”, dizem quando não estão de acordo com o comportamento de alguém.

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR