Domingo, 20 de julho de 2025
Fechar [x]

JOÃO MARCELO FRETTA ZAPPELINI

13/06/2025 06:00

UNESC

“O curso de Medicina concentra o maior número de grupos familiares milionários com estudantes beneficiados pelo Programa Universidade Gratuita e Fumdes”.
Essa informação, trazida no relatório do Tribunal de Contas do Estado, é só mais uma das grandes dificuldades que o governo estadual deverá enfrentar nos próximos dias a partir da falta de critérios na distribuição de recursos do Programa Universidade Gratuita.
Mas o governador Jorginho Mello agiu rápido: mandou a Polícia Civil investigar os possíveis casos de fraudes e apurar as responsabilidades de quem quer que seja.
O fato é que esse desgaste poderia ter sido evitado. O estado tem profissionais altamente competentes, e a pasta da Secretaria de Educação parece ter subestimado a sanha de quem não se importa em tirar vantagem, mesmo que isso prejudique quem realmente deveria ser contemplado.

Mudança
O deputado federal catarinense Luiz Armando Schroeder Reis, conhecido como Coronel Armando, assinou a ficha de filiação ao Progressistas, nesta quarta-feira. O deputado está com mandato ativo, como suplente no lugar de Jorge Goetten. Um movimento bastante interessante do senador Esperidião Amin.

Perto do fim
Esta semana, em Brasília, foi de temas relevantes: Bolsonaro no banco dos réus, STF enfrentando as big techs e o Governo Federal aumentando impostos. A pauta é diversa, mas não esconde que o PT está sangrando aos poucos. Temas como o Judiciário corrupto, insegurança e, principalmente, a economia, não foram enfrentados pelos petistas. 
A conta virá e, quando ela chegar, permitirá aos concorrentes um discurso de retórica fácil.
O início da mudança de rumo na política do país não tardará a chegar.

Moisés
O ex-governador Carlos Moisés pode ser candidato a deputado federal pelo partido Podemos no pleito do ano que vem. 
Na sua última campanha em Tubarão, Moisés não conseguiu transferir seu capital eleitoral para Joares Ponticelli e Carlos Stüpp, candidatos que apoiou abertamente, mas que saíram derrotados nas urnas.
Resta saber se, ao fazer campanha para si próprio, encontrará um cenário diferente do anterior.

Tudo errado
O deputado Sóstenes Cavalcante, líder do PL, mostrou cartazes no púlpito da Câmara dos Deputados demonstrando cada um dos 24 novos impostos propostos pelo governo Lula.
Já corte de gastos você não verá em nenhum dos setores públicos deste país. Nem no Executivo e nem no Parlamento mais caro do mundo — onde Sóstenes discursou.

Casta
R$ 2 bilhões. Essa é a economia esperada pelo executivo federal em um projeto de lei que coloca limites nas aposentadorias dos militares. 
O problema é que, para tramitar, tal projeto necessita do aval do presidente da Câmara, Hugo Motta, que não faz qualquer movimento nesse sentido.
O texto elaborado a partir de longas negociações entre Ministério da Defesa, equipe econômica e Palácio do Planalto, foi enviado em 17 de dezembro de 2024 à Câmara, que até agora não deu sequência à proposta.
 

Novos tempos
As redes sociais foram inundadas nesta quinta-feira, dia 12 de junho, com declarações e mais declarações de amor.
Um dia especial em que o carinho reacende, os corpos se entrelaçam e aqueles beijos que andavam frios voltam a esquentar.
Assim também aconteceu com o amigo João Fernandes e sua mulher, Marlete. Linda foto desse casal na Serra Catarinense comemorando essa data tão especial.
 

Canto da beleza
Quem pôde acompanhar a história de Napoleão sabe o quanto ele era apaixonado por Josefina, sua mulher. Aquele estrategista exímio e militarmente doutrinado mostrava o seu lado mais inseguro quando se dirigia à sua amada.
Certa vez, em uma carta, Napoleão escreveu: “Não passo um dia sem te amar; não passo uma noite sem te apertar em meus braços. Não bebo uma xícara de chá sem amaldiçoar a glória e a ambição que me mantêm longe da alma da minha vida. Em meio aos negócios, à frente das tropas, percorrendo os campos, minha adorável Josefina está sozinha em meu coração, ocupa meu espírito, absorve meu pensamento.”
A Cassia Niero tem uma combinação poderosa e rara: beleza e doçura que inspiram como se fôssemos todos “Napoleão”.
 

Ideia
Foi muito interessante a ideia do querido amigo Fabiano Bordignon, ao sugerir à prefeitura de Tubarão que, em vez de um novo estacionamento, utilize a área de sua propriedade nos arredores da Arena Multiuso para a construção de um novo centro de eventos.
Digo mais: por que não uma praça, nos moldes das que encontramos em Criciúma? Precisamos de mais áreas de lazer — e não de uma cidade onde os veículos sejam prioridade.

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR