Terça-feira, 18 de março de 2025
Fechar [x]

JOÃO MARCELO FRETTA ZAPPELINI

07/03/2025 06:00

Mudanças

Apesar de alguns vídeos demonstrando uma intensa sujeira após as festas de carnaval no município de Laguna, não foram raros os depoimentos positivos de moradores e turistas a respeito do que viram na cidade Juliana, como, por exemplo, o número relevante das forças de segurança nas ruas proporcionando um carnaval com mais tranquilidade. Avenidas sendo literalmente lavadas e limpas pelo corpo de bombeiros. Organização elogiável dos blocos carnavalescos e tantas outras ações que só não tiveram mais intensidade diante da fragilidade com que a administração municipal se encontrava.

Mundo louco
Não há nada pior do que viver em tempos onde a política identitária é a que prevalece. Não se trata mais de agir com a razão, mas, sim, de estar emocionalmente ligado a quem mais nos identificamos.

Ser da extrema esquerda ou da extrema direita é ter que rebolar para justificar os erros do seu líder. Num momento se critica fulano por apoiar o ditador Vladimir Putin. Hoje o ruim é o ucraniano Zelensky.

Mudar de opinião nunca foi tão fácil. Pouco importa o constrangimento, a racionalidade ou a sensatez. 

Escutei, dia desses, que somos capazes de confrontar Deus quando há algo errado nas nossas vidas, mas incapazes de questionar lideranças políticas que sequer relação íntima nós temos. 

Carnaval
Vocês também ficaram com a impressão de que passamos um carnaval muito mais violento?

As cenas de brigas de Salvador à Laguna viraram uma rotina. A violência policial também não ficou atrás e os relatos de abusos de autoridade se multiplicaram.

E houve quem acreditasse que a pandemia viria para que repensássemos o nosso modo de viver. Piorou e não foi pouco.

Oscar
Ganhar o prêmio de melhor filme internacional é algo que nenhum de nós, brasileiros, tínhamos, ainda, sentido o gostinho. E o filme é de uma qualidade digna das grandes produções cinematográficas.

A ambientação que recriou o Rio de Janeiro de cinquenta anos atrás foi espetacular. Fernanda Torres, bem, Fernanda Torres não foi só brilhante no filme, ela continuou encantando em cada entrevista dada aos canais americanos.

Inteligente, perspicaz, diferente. Sim, ela é diferente. Em um mundo de tanta futilidade, onde algumas mulheres buscam a perfeição do corpo até de maneira, digamos, doentia, Fernanda ensina que ser culta é muito mais interessante que qualquer resultado que uma cirurgia plástica possa proporcionar.

Um viva ao cinema brasileiro e outras tantas reverências a quem produziu um filme de absoluto respeito.

Parceria
Curtir o maior espetáculo da terra a poucos metros da avenida é um privilégio para poucos.

Os queridos Neizinho e Karine Bianchini, Mário Rafael e Grazi Prudêncio puderam se emocionar com “tudo aquilo que o malandro pronuncia”.

Como disse Charles Fernandes Cruz: “Quem dera a vida fosse um samba”.

Quarta Raíz
Não eram nem 8 horas da noite e as discussões sobre quem seria o próximo presidente da República dominaram a mesa de quem já havia chegado na janta sempre bem feita do primo Fabiano Bordignon.

As análises eram das mais variadas, mas uma delas me pareceu ser unânime: Tarcísio de Freitas é o nome mais preparado da direita para concorrer em 2026.

Aventou-se Ronaldo Caiado com Gustavo Lima de Vice e outras possibilidades que acenderam um alerta: a direita se dividiria ao ponto de colocar o PT em um segundo turno?

Michelle Bolsonaro seria uma opção?

Pois tenho uma opinião definida: se a direita quiser ganhar a próxima eleição e permanecer no poder por mais de quatro anos, é preciso eleger alguém com competência para tal. Simples assim.

Enfim, Dentro
O MDB entrou de vez no governo Jorginho Mello. O deputado federal Carlos Chiodini assumiu a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária, o deputado estadual Emerson Stein passou a comandar a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Economia Verde, Danielle Amorim Silva é a nova titular da Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social, e, junto com ela, assumiu o secretário adjunto da pasta Leandro Lisboa de Melo.

Já a Controladoria-Geral do Estado foi assumida pelo coronel Freibergue Rubem do Nascimento, que deixou a presidência da Fesporte, substituído por Jeferson Ramos Batista.

Com o MDB de corpo e alma no governo estadual, é inegável que Jorginho Mello robustece a sua candidatura à reeleição.

Com a máquina na mão e mais de 70% de aprovação, Jorginho dificilmente deixará escapar mais quatro anos de mandato.

Frente Fria
Domingo parece que a frente fria chega por aqui. Depois de tantos dias de calor intenso, finalmente parece que o tempo irá dar uma amenizada.

Ricardo Balsini, o Cadote, levou as suas amadas, Jéssica e Helena, para curtir o friozinho antes de todo mundo em terras uruguaias...

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR