12 DE SETEMBRO DE 2024
Fechar [x]

JOÃO MARCELO FRETTA ZAPPELINI

23/08/2024 06:00

Estratégia correta?

Não é segredo para ninguém - afinal, os vídeos na internet se sucedem - de que o ex-prefeito Joares Ponticelli foi hostilizado em algumas visitas que fez para pedir votos para si e, também, para o candidato a prefeito que está apoiando.

É inegável que Ponticelli tem um espólio eleitoral respeitável. Afinal, quem foi duas vezes prefeito, deputado estadual e governador do Estado, mesmo que por pouco tempo, tem, naturalmente, uma legião de pessoas que são gratas aos seus serviços.

Agora, é preciso avaliar até que ponto tal histórico pode influenciar positivamente na campanha da chapa majoritária em Tubarão.

Para vereador, é evidente, essa herança o trará votos além do necessário. Já para estar à frente de uma campanha para prefeito, a avaliação deve - ou deveria - ser mais criteriosa. 

É lógico que o staff de Carlos Stüpp tem pesquisas e cálculos que fogem do meu conhecimento, contudo, ajuizando à distância, me parece que, ao colocá-lo como protagonista, a campanha do peessedebista acaba por apostar alto demais.
 

Aurelius

Foi divertidíssima a festa dos Aurelius, no último sábado, no Clube dos Médicos. 
Ao som da banda Mr.Jones, essa turma de amigos reuniu as suas famílias para confraternizar uma amizade que já perdura por mais de 35 anos.
Na próxima vez, me convidem novamente, mas, por favor, digam o preço antes.

Regulação

Passei uma semana em Curitiba aprendendo mais sobre regulação econômica, contratual e, principalmente, a que regula o setor de saneamento básico.
Saí verdadeiramente impressionado com a eficiência do estado do Paraná nesse sentido. Água, esgoto e resíduos sólidos. Temas imprescindíveis para que a população viva dignamente e que, infelizmente, quando comparados aos nossos vizinhos, ainda temos muito a aprender.

Curitiba

Fazia um tempo considerável que eu não ia a Curitiba. Morei um ano na cidade lá no início dos anos dois mil e, o que eu vivi por lá à época, em termos de organização e limpeza, avançou substancialmente.
O que antes era restrito às regiões mais centrais, hoje se observa também nos bairros mais afastados. É a capital mais limpa e mais bem planejada do país. E, sem medo de errar, está anos-luz à frente da segunda colocada.

Supremo I

Tenho lido, sistematicamente, que Rui Barbosa disse a seguinte frase: “A pior ditadura é a do judiciário”.
Ele jamais disse isso. Pior, em certo discurso, o maior jurista do país, literalmente, trata a “ditadura judiciária” como um conceito ridículo inventado por reacionários que defendem ditaduras de verdade.
Quando falou isso, vejam só, criticava os militares.

Supremo II

O que verdadeiramente disse Rui Barbosa foi: “O STF, não sendo infalível, pode errar, mas a alguém deve ficar o direito de errar por último...”
Em um cenário onde se percebe um Supremo agindo de acordo com as suas conveniências, a máxima de que “tão importante quanto o tribunal saber onde atuar é saber quando se calar” se faz tão necessária.
Alexandre de Moraes está em xeque e as consequências de tamanha insatisfação popular é culpa única e exclusiva do próprio Supremo.
Rui Barbosa, que deve estar se revirando no túmulo, deve estar louco para voltar e dizer o que não disse.
 

Te.rrar

O ateliê de cerâmica Te.rrar vem atraindo, a cada dia, mais interessados.
Não só na compra dos seus produtos, mas, também, na busca pela produção.
É isso mesmo, além de poder comprar vasos, pratos e outras peças lindas de cerâmica, as aulas abertas ao público estão cheias de mulheres (e homens) que têm ido a Gravatal aprender a fabricá-las e, por que não, aproveitar para dar um tempo na vida corrida. 
Abaixo, uma foto da eterna Garota de Ipanema ao lado de uma peça da Te.rrar, na inauguração da loja Artefacto, em Florinópolis, e um pedacinho do ateliê em Termas do Gravatal.
 

 

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR