No mês de agosto o país teve deflação, com índice de -0,02%.
Agora, em setembro, o IPCA-15 desacelera a 0,13% e fica abaixo das projeções. Analistas projetavam inflação de 0,28%. O Brasil, que era a 11ª economia do mundo, já está em 8º. Passou, recentemente, Canadá e Rússia.
Como diria uma velha raposa: contra fatos as narrativas não se sustentam.
Contra fatos...II
De novo uma projeção (ou torcida) errada do mercado, que não se concretizou. De novo o resultado é melhor do que se esperava. O Copom subiu os juros com base em projeções que não se confirmaram.
Alguém precisa ser responsabilizado. A população não pode ficar à mercê de meia dúzia de burocratas com interesses escusos.
Chocante
Essa informação é uma das mais chocantes que vi nos últimos tempos:
A cada 5 reais pagos para o Bolsa Família, 1 real foi gasto com apostas nas chamadas bets.
São 3 bilhões de reais, dos 14 bilhões repassados pelo governo.
E isso só via Pix. Sem contar outras formas de pagamento.
Chocante II
O empresário Boris Maciel Padilha, alvo de mandado de prisão na mesma decisão que pediu a detenção do cantor Gusttavo Lima, é uma das figuras emblemáticas dessa nova febre.
Boris tem em sua garagem três Ferraris, dois carros da Rolls-Royce e dois Bentley que, somados a outros veículos de sua propriedade, passam dos 40 milhões de reais.
A regulamentação das Bets é urgente. Caso contrário, enquanto alguns faturam alto, outros destroem famílias criando dívidas impagáveis.
Desconforto
Tem me causado um certo desconforto ouvir alguns (poucos) setores da imprensa de Tubarão que, de forma velada, adotam uma linha editorial de crítica a apenas um dos lados na campanha política.
Não há qualquer problema em definir um lado. Grandes jornais do mundo tomam posição. O problema é quando isso não é claro para o ouvinte.
Se há coragem para criticar apenas um dos candidatos, é necessário, também, ter a hombridade de dizer qual lado o veículo está apoiando.