Eu poderia apostar um bom dinheiro que as principais candidaturas de 2026 à presidência da república serão as de Fernando Haddad e a do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
Nos corredores do Congresso tem-se a certeza de que Lula não será o candidato do PT. O Ministro da Economia seria o escolhido para a sucessão.
Na direita, Tarcísio é o candidato mais provável. Logicamente, não irá se atrever a anunciar uma candidatura agora, quase dois anos antes da eleição.
Afora a estratégia de se manter calado, Tarcísio já conta com a ausência de Lula na urna e aguarda uma autorização de Jair Bolsonaro para lançar-se à aventura.
Aliás, imagina-se que Jair Bolsonaro terá contra si um avanço nas suas demandas judiciais e eleger Tarcísio poderá ser a sua sobrevivência política.
Luta
Lula sancionou uma lei que pode prejudicar substancialmente a região Sul de Santa Catarina.
O artigo 49 da norma é taxativo: “É proibida a importação de resíduos sólidos e de rejeitos, inclusive de papel, derivados de papel, plástico, vidro e metal”.
A indústria do plástico se mobilizou. O deputado estadual Volnei Weber avocou à luta para o seu gabinete e foi a Brasília expor a barbeiragem do Governo Federal.
Serão 12.298 trabalhadores atingidos diretamente e mais de 5,7 bilhões de reais que podem evaporar.
São mais de 230 indústrias que poderão ter suas atividades colocadas em risco.
Já há empresários com contêiners confiscados pela receita federal e que, parados no porto, causam prejuízos incalculáveis.
Ainda, causou estranheza a celeridade com que o projeto de lei tramitou pelo Congresso e a posterior sanção da presidência em tempo recorde, sem que houvesse um amplo debate com o setor.

Energias Renovadas
Os queridos Dr. Igor Bertoncini e Amanda estão em lua de mel pelo Norte da Itália. A felicidade pode ser sentida à milhas de distância.

Retrocesso
Não há qualquer possibilidade de defender a diminuição da pena de oito para dois anos do político condenado pela Lei da Ficha Limpa.
Esta norma foi o que impossibilitou Lula de ser candidato em 2018. Inviabilizou, também, que centenas de políticos que fraudaram, desviaram ou que cometeram crimes contra a administração pública concorressem nas últimas eleições.
O quadro abaixo é definitivo: políticos do centrão seriam os grandes beneficiados com a flexibilização da lei. Não seriam poucos os dos partidos de esquerda que também estariam livres para voltar ao cenário eleitoral.
Definitivamente, quem alimenta uma pauta como esta ou é corrupto ou namora perigosamente com a corrupção.
Retrocesso II
Aliás, para conhecimento, dos dezesseis deputados catarinenses, apenas cinco assinaram o projeto do deputado Bibo Nunes que altera a lei da ficha limpa.
Jagua
Passei dois dias em Jaguaruna no último fim de semana e como foi bom poder sentir um gostinho da minha infância, quando eu corria pela praça da igrejinha.
Foi sensacional poder sentar no Bar do Nego e ouvir as histórias do Altair, rever o Guilherme Balsini, o João Campelli, o Palá e mais uma penca da família Cabral.
Poder esboçar um sorriso ao ver a família Balsini jogando conversa fora na mesma varanda de 40 anos atrás e comprar um pão em frente ao saudoso Bar Cruzeiro.
A Jagua, definitivamente, tem uma energia única.

Jagua II
E das boas coisas da Jagua, a música é uma delas. Histórias de serenatas, luaus e rodas de violão não faltam naquela praia.
Ao lado da casa que eu estava, eu podia ouvir a música de muito boa qualidade sendo tocada na casa da querida Ritinha.
Passei na frente, vi a Rita dançando e mais uma vez soltei um sorriso como se ali fosse um lugar que eu jamais deixei de estar.
Pedras Grandes
Já contei aqui que me arrependi de ter criticado a construção da réplica da Torre de Pisa em Pedras Grandes e a cada entrevista que ouço do meu amigo Agnaldo Filippi esse sentimento só aumenta.
Na última semana, Agnaldo esteve na embaixada da Itália para apresentar ao embaixador a primeira comunidade italiana do país, a exuberante Azambuja, e, vejam só, o italiano não a conhecia.
Este trabalho do prefeito é interessantíssimo de acompanhar.
É incrível testemunhar a sobrevivência e o crescimento de um município a partir da preservação da sua história.
Torre de Pisa, eventos culturais, investimentos privados nas águas minerais da região e outras iniciativas culturais são atrativos que dão ao município a relevância que apenas quem tem muita história para contar pode alcançar.
Hercílio
Raul Cabral, quando técnico do Hercílio, não conseguiu avançar nos principais momentos de decisão.
Mas também não há quem não reconheça que o Hercílio era bem treinado e que, com aquele bom futebol que apresentava, levava ao torcedor esperanças de que bons dias viriam.
Na última quarta-feira, o Tombense, time treinado pelo tubaronense, terminou a primeira fase do campeonato mineiro à frente de Cruzeiro e Atlético, fato que o fez sagrar-se, mais uma vez, campeão do interior.
Raul, para o Hercílio, é um personagem do passado, mas será sempre usado como exemplo para determinar a medida da régua que nos acostumamos a ter e que, infelizmente, parece estar sendo ignorada pelos homens que comandam o futebol.
As conversas trazidas por quem vive o clube não são nada agradáveis de ouvir. Aliás, seria interessante que a imprensa questionasse objetivamente os controladores da SAF: há alguma possibilidade de que haja investimentos relevantes no futebol? Se não há, rescindir o contrato firmado com o clube é uma possibilidade?
A torcida hercilista tem o direito de saber.