Sexta-feira, 05 de dezembro de 2025
Fechar [x]

GIANNA CESCA

10/11/2025 06:00

Você cuida da alimentação do seu filho?

A alimentação das crianças nunca foi um tema fácil para os pais, seja por conta das dúvidas de quando começar a dar certos tipos de alimentos ou mesmo pelo desafio de criar hábitos saudáveis desde cedo. Em um mundo onde os indicadores de sobrepeso e obesidade só crescem, assim como as doenças que os acompanham, ficar atento é indispensável, já que essa é uma questão de sobrevida, longevidade e, acima de tudo, qualidade de vida. 

Um dos questionamentos mais frequentes e que ainda gera polêmicas entre os papais é quando iniciar uma dieta com sólidos. O indicado é dar somente leite materno nos primeiros seis meses, a partir disso inicia-se a alimentação complementar, embora o leite ainda seja o principal alimento.
Como o primeiro ano é uma fase de transição entre o leite materno e outros tipos de comida, essa é a hora para criar os hábitos alimentares saudáveis. Ao iniciar a introdução alimentar são necessárias algumas regras: disciplina e hora certa de comer; dar apenas alimentos naturais (evitar ao máximo os industrializados); e não recompensar com alimentos doces. 

Apesar das papinhas prontas serem práticas, a melhor opção é sempre aquela feita em casa, onde existe uma atenção maior aos alimentos utilizados. A melhor maneira de garantir que o seu filho se torne um adulto com saúde é fazer com que bons alimentos sejam apreciados desde cedo, já que a criança toma gosto pelo que conhece. As coisas não saudáveis estão aí e as crianças, uma hora ou outra vão consumir, o problema é enraizar a cultura. Um chocolate como agrado, depois do jantar, não é um problema se não for um hábito. 

O grande problema é que muitos pais têm em mente que, por serem crianças, não têm problema em comer as “besteiras”, e isso acaba se tornando um hábito, mas a verdade é que: por serem crianças, aí mesmo é que a alimentação deve merecer uma atenção especial. Tenha sempre em casa, na vista das crianças, frutas, verduras e legumes, assim ela se acostumará e crescerá em um meio mais saudável. 

Até semana que vem!! Atendimento Nutricional on-line – (48) 9 9177-5052.

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR