Para comemorar o Dia Mundial da Hipertensão (17 de maio - sábado passado), hoje vamos falar sobre essa doença, que vem aumentando a cada ano os seus índices e preocupando muito os profissionais da área da saúde.
A hipertensão é uma crônica não transmissível, de natureza multifatorial, que compromete o equilibrio dos mecanismos vasodilatadores e vasoconstritores, levando a um aumento da tensão sanguínea nos vasos, capaz de comprometer a irrigação tecidual e provocar danos aos órgãos por eles irrigados.
Os fatores de risco são:
- Histórico familiar
- Envelhecimento
- Diabetes
- Obesidade e sobrepeso
- Ingestão excessiva de sódio
- Sedentarismo
- Ingestão excessiva de álcool
- Tabagismo
O tratamento não medicamentoso envolve alguns pontos importantes, que farão toda a diferença no controle da doença. São eles:
- Controlar o peso de forma saudável, mantendo uma dieta com um bom consumo de frutas, verduras, legumes, cereais integrais, peixes, aves, ovos, carne magras.
- Manter a medida da circunferência abdominal inferior a 80cm em mulheres e inferior a 94cm nos homens.
- Evitar o consumo de alimentos processados, pois são ricos em sódio e gorduras, e bebidas açucaradas (bolachas recheadas, macarrão instantâneo, lasanhas e pizzas congeladas, molhos industrializados, refrigerantes e temperos industrializados).
- Reduzir o consumo de sal (não precisa zerar o consumo, mas usar com moderação!).
- Moderar o consumo de álcool e cafeina.
- Praticar exercício físico com regularidade.
- Evitar o tabagismo.
Se você tem hipertensão e acha que somente tomando o medicamento ja está tratando, você está fazendo errado. Coloque essas dicas em prática e cuide do seu bem mais precioso, A SUA SAÚDE!