O Dia Mundial da Obesidade foi comemorado no dia 4 de março. A data foi criada pela Federação Mundial da Obesidade para conscientizar a sociedade sobre a doença e mobilizar a criação de políticas de combate.
A obesidade é uma doença crônica que se caracteriza pelo acúmulo de gordura no corpo. Ela pode ser causada por um consumo de energia na alimentação superior ao gasto pelo organismo.
A obesidade é um dos maiores problemas de saúde pública no mundo e vem crescendo a cada ano. Ela é fator de risco para doenças como diabetes, doenças cardiovasculares, asma, gordura no fígado e até alguns tipos de câncer.
Para combater a obesidade, é importante a mudança do estilo de vida. Ter uma alimentação equilibrada e praticar atividade física regularmente fazem parte do tratamento. Em alguns casos, o uso de medicamentos prescritos por médicos também faz-se necessário.
Sabemos que, por ser uma doença multifatorial, questões psicológicas também estão envolvidas, já que é muito fácil descontar emoções na comida. Muitas vezes, o paciente não come somente para matar a fome e nutrir seu corpo, e sim porque está com ansiedade, irritabilidade ou problemas em alguma área da vida.
A grande oferta de alimentos, principalmente industrializados, também contribui para esse aumento no número de obesos no mundo. Na farmácia, tem comida, no posto de gasolina, tem comida, em praticamente todos os lugares que vendem algo, tem comida. Isso, junto à modernidade que nos cerca, afeta de forma direta no ganho de peso, pois não subimos mais escadas, vamos de elevador; não fizemos mais serviços a pé, pois tem o carro.
Se você enfrenta essa doença, não hesite em procurar ajuda profissional para o tratamento.