Quando iniciei e apoiei a chapa que buscava a eleição na Federação Catarinense de Futsal, sob a liderança do professor Nelson Carvalho Neto e na coordenação do professor José Acco, a meta era reduzir o abismo dos clubes de futsal do oeste com os do litoral. Claro que Jaraguá e Joinville estão em uma prateleira bem acima e na lista dos melhores clubes do mundo, mas a meta era trazer clubes como, por exemplo, o MH Futsal, de Maravilha. O clube do extremo-oeste catarinense foi eliminado no sábado nas quartas de final da Copa Santa Catarina para a ACF/Criciúma, mas o relato que colhi do jogador Choco e do treinador interino Jean me deu um orgulho danado, pois há 19 anos acompanho o futsal em nosso estado e as palavras mostraram que o novo futsal catarinense está no caminho certo.
(Re) Aproximação dos Extremos
O professor não estava abatido pela eliminação, mas orgulhoso pelo trabalho feito no ano, e após dois anos de fundação, já disputando vaga numa competição que vale vaga na Copa do Brasil, seguindo os passos de Cunha Porã. O sonho de enfrentar os clubes de liga, em recebê-los em suas praças esportivas, em breve irá se tornar realidade. Jean enalteceu essa oportunidade de os clubes pequenos ter em seus ginásios os gigantes do nosso estado, sem contar a chance de as crianças gostarem mais ainda do futsal e buscar uma oportunidade nas categorias de base, chegando na equipe adulta, comentou Jean.
Tubarão nos Jogos Abertos
Ontem iniciou a participação do município de Tubarão na edição estadual dos Jogos Abertos de Santa Catarina. A estrutura da FME saiu ontem pela madrugada já para disputar as primeiras modalidades. Hoje quem já está na estrada é o futsal masculino, amanhã é a vez do boxe e, na quinta, o atletismo. Ainda teremos o basquete 3x3, futsal feminino, jiu-jítsu, ciclismo, ginastica rítmica, karatê e natação. São mais de 250 atletas representando o nosso município, buscando o topo da competição esportiva mais importante do nosso estado, promovido pela Fesporte, com apoio do Governo de Santa Catarina e do município-sede.
Prioridade Máxima
Com apenas dezesseis datas, e com início antecipado para, no mais tardar, dia 15 de janeiro, o Hercílio Luz vai ter um longo desafio para 2025. O primeiro é driblar o calendário esportivo, pois o Campeonato Brasileiro das Séries A e B iniciará depois do carnaval, encerrando o futebol profissional em março, voltando apenas em setembro, com a participação na Copa SC - claro, fruto da ausência de participação na Série D do Brasileiro. A vaga na competição nacional em 2026 é prioridade máxima.